100 MATÉRIAS DE JORNAL SOBRE ERNESTO NAZARETH DISPONÍVEIS NA ÍNTEGRA

Alexandre Dias 19.03.2014

Em fevereiro de 2014 completaram-se os 80 anos de morte de Ernesto Nazareth, e o site EN150 preparou uma homenagem especial. A partir de agora estão disponíveis cerca de 100 matérias de jornais publicadas até 1943 relativas a Ernesto Nazareth, cujas fontes incluem a coleção pessoal do compositor (por vezes com anotações do próprio punho), mantida pelo Instituto Moreira Salles e a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional. São matérias com conteúdo precioso que nos ajudam a compreender melhor a carreira de Ernesto Nazareth. Constam, por exemplo, notícias sobre o concerto que o autor tocou na exposição do centenário da abertura dos portos de 1908, sua turnê por São Paulo em 1926, sua morte em 1934, além de textos escritos por pessoas que o conheceram.

As matérias estão disponíveis na seção "Textos" do site, dentro da categoria "jornais e revistas". Clique aqui para ir direto para seção.

Um ícone de pdf ao lado do título indica as matérias disponíveis para consulta.

Recorte de jornal da coleção pessoal de Ernesto Nazareth, com a seguinte anotação do punho do próprio compositor: "Estive em Tatuhy e fui victoriosamente festejado. E. Nazareth". (S.Paulo-Jornal. Abril de 1926; Acervo Ernesto Nazareth/IMS);

TAGS História, Notícias

COMENTAR