NAZARETH EM HOLLYWOOD

Alexandre Dias 20.03.2012

Você sabia que as músicas de Ernesto Nazareth são utilizadas em filmes americanos desde a década de 30?

Conheça abaixo alguns exemplos:

  • A História de Vernon e Irene Castle (The Story of Vernon and Irene Castle, 1939). Neste filme protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers é contada a história de Vernon e Irene Castle, um casal de dançarinos que fez imenso sucesso na década de 1910 nos EUA. Em uma das cenas do filme, em que são apresentadas várias danças em voga na época, vemos Astaire e Rogers dançando o maxixe Dengoso de Ernesto Nazareth, por cerca de 1 minuto.  Esta música é um caso sui generis na história da música brasileira, pois foi talvez o primeiro hit internacional de um compositor brasileiro. Quando foi publicado em 1914 nos EUA e Paris, Dengoso se tornou o grande representante do gênero maxixe, e certamente foi dançado pelo casal Castle nos salões de baile antes da 1ª Guerra Mundial.
  •  A Caminho do Rio (Road to Rio, 1947), comédia protagonizada por Bob Hope e Bing Crosby. Em uma cena do filme, podemos ver um grupo de músicos tocando o Apanhei-te Cavaquinho de Ernesto Nazareth, ainda que de forma caricata.
  • Tempo de Melodia - A Culpa é do Samba (Melody Time - Blame it on the Samba, 1948), curta em que o Aracuã apresenta o ritmo contagiante do samba para alegrar os cabisbaixos Pato Donald e Zé Carioca. A música é cantada primorosamente pelas Dinning Sisters, com letra em inglês, e depois vemos no vídeo a organista Ethel Smith tocando seu arranjo da música (e que chegou a ser gravado por ela em 78-RPM). 

 

Alexandre Dias

TAGS História

COMENTAR