EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DE ERNESTO NAZARETH EM 1963

Alexandre Dias 06.06.2013

Em 1963, a Biblioteca Nacional (BN) realizou uma exposição comemorativa do centenário de Ernesto Nazareth.

Sob a direção de Adonias Filho (diretor geral da BN) e a coordenação de Mercedes Reis Pequeno (chefe da Divisão de Música da BN), com colaboração da Academia Brasileira de Música e do Serviço Nacional de Teatro, esta foi a primeira vez em que se viu um volume grande de itens e informações sobre Ernesto Nazareth reunidos em um só lugar.

O catálogo da exposição, de 66 páginas, fornece a listagem dos 381 itens que foram expostos, dentre partituras, fotos, recortes de jornal e documentos. Este catálogo não só funcionou como guia para a exposição, mas, muito mais do que isto, constituiu a primeira listagem completa da obra de Nazareth, sendo uma pedra fundamental para todos os pesquisadores que se seguiram, até hoje.

A exposição foi formada a partir de cinco coleções particulares, além do acervo da própria BN: Eulina de Nazareth (filha de Ernesto), Mozart de Araújo, Andrade Muricy (então presidente da ABM e que escreveu o prefácio do catálogo), Almirante e Hélio Mota (da Casa Arthur Napoleão). Ao término da exposição, Eulina doou seu acervo (que inclui mais de 100 manuscritos) para a BN, que até hoje o mantém.

O catálogo foi feito com grande esmero, listando-se todas as edições então conhecidas para cada uma das 211 músicas de Nazareth. Para cada edição foram informadas o nome da editora, cidade, ano presumido, número de chapa (informação-chave para se estabelecer datas de edições), e número de páginas. Também foram listados os manuscritos e reedições conhecidas.

Além das partituras de músicas compostas por Nazareth, também foram listados no catálogo:

- dezenas de recortes de jornal em ordem cronológica;

- livros;

- fotos;

- partituras de músicas dedicadas ou inspiradas em Nazareth;

- diversos arranjos de suas músicas;

- documentos relativos a Nazareth, como certidões e programas de concerto;

- partituras de autores relacionados a Nazareth, como seu professor Lucien Lambert, seu tio Julio Augusto Pereira da Cunha, e seus filhos Diniz Nazareth e Ernesto Nazareth Filho;

- partituras pertencentes ao espólio de Nazareth, e que integravam seu repertório pianístico, com peças de Beethoven, Chopin, Carlos Gomes, Gottschalk, Schumann, dentre outros.

- e uma primeira listagem discográfica elaborada por Mozart de Araújo.

Estamos divulgando em primeira mão uma filmagem inédita feita durante a exposição, doada por Luiz Antonio de Almeida ao Instituto Moreira Salles. Nesta filmagem, são exibidas as vitrines da exposição, e, em 1min 35s, aparecem brevemente Eulina de Nazareth e Mercedes Reis Pequeno.

(Clique aqui para acessar uma versão do vídeo com o tremor da imagem corrigido)

Abaixo apresentamos 25 fotos da exposição, vindas da coleção Luiz Antonio de Almeida.(também disponíveis na seção de imagens do site)

 

Chamam a atenção algumas capas diferenciadas, como das músicas Digo, Iris, Furinga, Perigoso, Elite-Club, Españolita e Pássaros em Festa.

Dentre os álbuns com arranjos, vemos "6 choros para saxofone ou clarinete (arranj. J. C. Rondon)" e "6 choros para saxofone ou clarinete (arranj. Lyrio Panicali)"

 

A edição francesa de Apanhei-te Cavaquinho ("Samba movida"), "du film de Walt Disney 'Carnaval' ". Paris, Ed. France-Mélodie (ca. 1947).

Das músicas em homenagem a Ernesto Nazareth, vemos o tango "Não vou n'isso!...", de Teophilo Magalhães, publicado em 1920, e dedicado "ao rei do tango, Ernesto Nazareth".

E a polca-tango "Nazareth" de Antonio Cardoso de Menezes, dedicada "Ao talentoso pianista, compositor e amigo E. Nazareth."

 

Há também o programa da audição de alunos de Luciano Gallet, com o participação de E. Nazareth, realizada no Instituto Nacional de Música, em 16 de Dezembro de 1922 (Nazareth executou quatro de seus tangos: Brejeiro, Nenê, Bambino e Turuna).

A polca Só se me deres um beijo, de seu tio Julio Augusto Pereira da Cunha e grafada por Nazareth.

 

O galop de bravura "O Raio", de Martins Pinheiro, que, segundo depoimento de Nazareth, era muito executado por sua mãe, sua primeira professora de piano.

A famosa Sonata ao Luar, de Beethoven, com assinatura do Nazareth na capa (hoje presente no acervo Ernesto Nazareth/IMS)::

Uma edição dO Guarani, de Carlos Gomes, reduzida para piano solo (Acervo Ernesto Nazareth/IMS)

78-RPM Grand Record Brazil 70.188, com a música Chave de Ouro interpretada por Arthur Camilo, lançado em 1910.

 

78-RPM Odeon 10.718-a, com a música Apanhei-te cavaquinho, interpretada pelo próprio Ernesto Nazareth, lançado em 1930.

Além de diversas outras fotografias que podem ser acessadas na seção de images do site.

Agradecimentos a Luiz Antonio de Almeida pelas diversas imagens, a José Silas Xavier, pela imagem da polca-tango "Nazareth", e a Georges Pinto, que cedeu as imagens dos selos de discos, pertencentes ao acervo particular de Aloysio de Alencar Pinto.

TAGS Eventos, História

COMENTÁRIOS

horacio e. asborno - 03.10.2013

Obra musical de e. nazareth

...es para mi todo un descubrimiento la obra musical de ernesto nazareth, gracias a la comunicación de alexandre dias, encontré 3 rollos de pianola entre mi colección con los tangos Feitico, Myosotes y Bregeiro. Rollos de 65 notas muy antiguos, quizas editados entre 1905 y 1910. Felicitaciones por la página, un trabajo excelente !!!

Luiza Sawaya - 08.06.2013

Fico emocionada ao ver a obra do Nazareth afinal reunida e organiza agora à disposição do público apreciador ou estudioso. Estávamos à espera dessa importante síntese. Parabéns a todos que contribuíram para este resultado. Luiza Sawaya

COMENTAR