MARIETTA

COMPOSIÇÃO

1894 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1894

Marietta, polca publicada em 1894 por Vieira Machado & Cia. e dedicada “à sua filhinha Maria de Lourdes". Até 2012 foi gravada apenas uma vez.

Dos quatro filhos de Ernesto que atingiram a idade adulta, Maria de Lourdes Nazareth (1892-1917) parece ter sido objeto de especial carinho do pai. A ela foram dedicadas nada menos que quatro músicas: Marietta (1894), Favorito (1895), A florista (1ª ed. 1909) e Lamentos (1917). (É provável ainda que o samba carnavalesco Mariazinha sentada na pedra!... também contenha em seu título uma homenagem a Maria de Lourdes.)

Marietta, como fora apelidada desde criança, nasceu após sua mãe ter perdido duas crianças no parto. A primeira fora João Baptista em 1889 e a segunda, Maria, em 1890, que teria seu nome cedido para Maria de Lourdes, nascida dois anos depois. É natural portanto que especial ternura fosse depositada nela, que também se sabe que era ótima pianista. O carinho recíproco de Marietta a seu pai é manifestado em uma carta datada de 16 de janeiro de 1912 (presente na coleção do biógrafo Luiz Antonio de Almeida):

“Meu querido Papai.
Escrevo-lhe às 8 horas da noite enquanto espero a ceia.
A essa hora o meu Papai cansa-se tocando tocando sempre e eu abstraio-me inteiramente pensando no sacrifício que por nós faz!
Querido Papai, quanto lhe devemos!
(…)”

Ainda jovem, Marietta passa a sofrer de grave anemia, o que faz com que a família decida se mudar para uma casa à frente da praia de Ipanema, por recomendação médica. Segundo o biógrafo, acreditava-se que os banhos de mar poderiam trazer melhoras à jovem. No entanto, a anemia profunda gravou-se, e Marietta faleceu em dezembro de 1917, aos 25 anos. É desta época que data a meditação sentimental Lamentos, que Nazareth compôs “à memória de sua querida e inesquecível filha Maria de Lourdes Nazareth (Marietta)”.