NÃO CAIO NOUTRA!!!

COMPOSIÇÃO

1881 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1881

Não caio noutra!!!, polca publicada em 1881 pela Imperial Imprensa de Música de Viúva Filippone, dedicada "a seu amigo e colega Frederico Mallio". Foi a 5ª música publicada de Nazareth, e o seu primeiro grande sucesso. Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, em 1887 esta peça estava em sua décima edição. O título é uma brincadeira em resposta à polca Caiu! Não disse?, de Viriato Figueira da Silva, publicada em 1880. O biógrafo também afirma: "quando em uma performance musical, um dos participantes, solista ou acompanhante, atrapalhava-se na execução de qualquer peça mais complicada, alguém logo lhe aplicava um sonoro: “ - Caiu, hein!... ” (...) Os compositores Alexandre G. de Almeida e Anacleto de Medeiros (1866-1907), contemporâneos de Viriato e Nazareth, também se aproveitaram da mesma expressão em Se caiu, levante-se!... (s.d.), polca do primeiro, e Ai, eu cahi!... (1889), tango do segundo".

Segundo o biógrafo, em edições posteriores de Não caio noutra!!!, a dedicatória foi retirada, provavelmente devido a Nazareth ter cortado relações com Frederico Mallio, que se apaixonara pela filha de Ernesto, Maria de Lourdes Nazareth (Marietta). Ernesto não aprovou isto, pois Frederico tinha idade para ser pai de Marietta. 

A dedicatória presente na edição de 1968 da Editora Arthur Napoleão ("Ao amigo Eduardo Madeira") foi inserida postumamente pelos editores. Ainda é uma peça pouco tocada, tendo recebido até 2012 quatro gravações.