CRUZ, PERIGO!!

COMPOSIÇÃO

1879 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1879

Publicada em 1879 pela Casa Arthur Napoleão & Miguèz, a polca Cruz Perigo!! foi sua segunda peça editada. Dedicada “a seu particular amigo Georgino Pinto da Silva Leal”, foi na verdade sua terceira composição, precedida pela polca-lundu Você bem sabe, composta aos quatorze anos, e pela valsa O nome dela, editada postumamente. Seu título tratava-se de interjeição popular da época.

O fato de ter sido lançada na coletânea “Pérolas do baile”, conforme indicação na capa de uma das primeiras edições desta polca, sugere que esta alcançou êxito de vendagens.
Cruz, Perigo!! é uma peça musicalmente singela, porém virtuosística, devido aos requintes pianísticos que mostram toda a variedade dos recursos explorados por Nazareth. Na primeira parte, por exemplo, é explorada uma técnica pianística muito peculiar da obra de Franz Liszt, que consiste na repetição de uma nota seguida de sua oitava superior e, posteriormente, numa nova repetição da mesma nota.

Assim como a polca-lundu Você bem sabe (1877), Cruz, perigo!! é uma polca sincopada, já dotada de algumas características rítmicas que viriam a permear a obra de Nazareth. Até 2012 recebeu três gravações comerciais.