IF I AM NOT MISTAKEN

COMPOSIÇÃO

1922 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Dedicado às suas discípulas, o fox-trot If I am not mistaken (Se não me engano, em português) foi composto provavelmente no início da década de 20, e só foi publicado postumamente em 2008 pelo portal Musica Brasilis.
O fox-trot, dança de salão de compasso quarternário surgida nos Estados Unidos e caracterizada por seus passos ritmados, teve seu formato explorado por Nazareth em outras músicas: Até que enfim… (1926), Delightfulness (1922), Nove de maio (data desconhecida) e Plus Ultra (manuscrito incompleto e desaparecido).
A seqüência de fox-trots, sendo dois editados na década de 20, indica  a possibilidade de que os outros também sejam da mesma época, como resposta à demanda popular pelo novo ritmo americano que chegava ao Brasil. Acerca do lançamento de um de seus fox-trots, Delightfulness, um jornal da época publicou:
“(…) O compositor nacional não pôde fugir á influencia do ritmo avassalador dos adiantados centros mundanos, e dentro desses compassos modernos vasou o seu estro fecundo e celebrizado por uma infinidade de produções genuinamente brasileiras e cuja inversão espontânea e elevado estilo ilustraram para todo o sempre o nome do hábil virtuose de piano que é o Sr. Ernesto Nazareth.”

O biógrafo Luiz Antonio de Almeida levanta a possibilidade de esta peça ter sido composta diante da demanda de suas alunas por um fox-trot, que era o ritmo do momento. Ernesto certamente conhecia bem este gênero musical, devido a sua atividade como pianista demonstrador em casas de música.

 Até 2012 If I am not mistaken permanece inédita em gravação comercial.