MANUSCRITOS DE ERNESTO NAZARETH DECLARADOS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO

Alexandre Dias 18.03.2014

Os manuscritos de Ernesto Nazareth agora fazem parte da categoria Memória do Mundo (Memory of the World), da Unesco. É uma das categorias de patrimônio cultural da humanidade, específica para documentos raros, de grande importância. A lista de mais de 300 documentos/acervos nesta categoria inclui a bíblia de Gutenberg, a 9ª sinfonia de Beethoven, os acervos de Johannes Brahms e de Rousseau, além de diversos manuscritos, negativos de filmes, e gravações de alta significância para a memória cultural humana. 

Com isso os manuscritos passarão a receber atenção especial, facilitando a preservação, digitalização e divulgação do material. Além disso, a mudança de status chama a atenção para a necessidade de se preservar acervos similares de outros compositores cuja sobrevivência da obra depende da preservação de manuscritos.

Eles já estão disponíveis em alta resolução no site da Biblioteca Nacional Digital (digite "Ernesto Nazareth" na busca combinada e escolha "Partitura" como tipo de material).

A louvável iniciativa partiu da Biblioteca Nacional, que é a maior detentora de manuscritos de Ernesto Nazareth, com mais de 100 documentos autógrafos.

O site da Unesco ainda não foi atualizado, mas a notícia já foi publicada no Diário Oficial da União e no site do Ministério da Cultura.

Trecho da capa, e cabeçalho da primeira página do manuscrito autógrafo do Batuque, de Ernesto Nazareth.

TAGS Notícias, Obras

COMENTÁRIOS

Nélia Nery Paterno - 20.06.2014

Músico brasileiro reconhecido

É uma alegria e uma honra termos nosso compositor Ernesto Nazareth fazendo parte da categoria Memória do Mundo, da Unesco. Realmente suas músicas são dignas de serem executadas por todos os músicos e ouvidas por todos.

Jacialva Arouck Araújo - 22.05.2014

Que bela notícia, pena que a mídia brasileira seja econômica quando o assunto é musica, educação. Descobri Ernesto Nazareth aos 14 anos e me apaixonei.

Paulette - 20.03.2014

Parabéns pelo reconhecimento merecido. A música brasileira precisa ser reconhecida mundialmente.

COMENTAR