PAULICEIA, COMO ÉS FORMOSA!...

COMPOSIÇÃO

1921

1ª PUBLICAÇÃO

1926

Pauliceia, como és formosa!…, tango brasileiro composto em 03/08/1921 e cujo primeiro título foi Coral, como consta no manuscrito autógrafo. Em 1926, Nazareth alterou seu título para homenagear cidade de São Paulo, e acrescentou a dedicatória "a seu bom amigo José de Abreu". Foi publicada pela editora paulistana Campassi & Camin, por ocasião de sua turnê por SP, lugar significativo para a carreira do pianista, em que sua obra foi devidamente reconhecida e exaltada pela crítica local da época. 

Além deste tango, Nazareth compôs outro apreço musical à cidade: Êxtase, romance para canto, piano e violino, com letra de Frederico Mariath, cuja dedicatória assim consta na sua primeira edição, também de 1926: “Dedicada à Culta Pauliceia, como prova de gratidão.”

O jornal paulistano Diário da Noite publicou no mesmo ano uma matéria, onde entrevistou Nazareth e inclusive lhe pediu para executar sua música dedicada à cidade:

"Sentando-se ao piano, a nosso pedido, Ernesto Nazareth executou o seu tango Pauliceia, como és formosa!..., com aquela agilidade peculiar aos seus dedos e com aquela firmeza que as músicas do gênero requerem. A melodia delicada e harmoniosamente desenvolvida encerra belezas que a nossa capacidade artística mal podia perceber, mas que o nosso coração entendia perfeitamente como emanação sincera de um outro coração grato à terra e à gente que o fazia pulsar de alegria.”

Foi gravada pela primeira vez pela Orquestra Pan American em 1927 e até 2012 recebeu três gravações comerciais.