HINO DA ESCOLA PEDRO II

COMPOSIÇÃO

1920 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Hino da escola Pedro II, composto em 1920, com letra de Maria Mercêdes Mendes Teixeira, e publicado postumamente em 2008 pelo portal Musica Brasilis. Eulina Nazareth, filha de Ernesto, era professora da Escola Pedro II desde 1919 e posteriormente tornou-se sua diretora. Provavelmente foi a pedido dela que este hino foi composto, para ser cantado pelos alunos. Há pelo menos cinco manuscritos conhecidos desta peça, abrangendo três dedicatórias diferentes: “aos Excelentíssimos Drs. Milciades Mario de Sá Freire e Raul Leitão da Cunha” (respectivamente prefeito do Rio de Janeiro de 1919 a 1920, e reitor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro) ; e “oferecido à Escola Pedro II”. A terceira dedicatória consta em manuscritos com o título Pedro II: "À memória do reverando monarca D. Pedro II, ex-Imperador do Brasil".

A Escola Pedro II, situada no Largo do Machado nº 20, Rio de Janeiro, não deve ser confundida com o famoso Colégio Pedro II. Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, em 1929, esse educandário passou a chamar-se Escola José de Alencar, e atualmente chama-se Escola Amaro Cavalcanti. 

Desde que passou a trabalhar nesta escola, Eulina iniciou a organização de coros para as crianças, com o apoio de seu superior o Prof. Carneiro Leão, sendo uma das pioneiras da iniciação musical na rede pública de ensino. Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, com a criação da Superintendência de Música em 1933, Eulina foi nomeada para o cargo de adjunta do maestro Francisco Braga (1868-1945). 

O biógrafo também relata que, no pátio da Escola Pedro II, todos os dias antes das aulas Eulina ensaiava diversas canções com os alunos, dentre hinos e músicas folclóricas, e ao piano por vezes encontraríamos seu pai, acompanhando tudo com grande entusiasmo. Nazareth inclusive chegou a compor outras duas canções escolares para serem cantadas nessas ocasiões: o hino infantil Fraternidade (que sobreviveu em um manuscrito incompleto, contendo apenas melodia e letra), e a marcha infantil No jardim (em três partes). 

Até 2012, o Hino da escola Pedro II permanece inédito em gravação comercial.

Letra de Maria Mercêdes Mendes Teixeira

1ª parte
Esperançosas crianças,
Sob a bandeira querida,
Em vendavais ou bonanças
Nós pela Pátria daremos a vida.

Altos exemplos formosos.
Em a nossa História temos,
Deles ufanos ditosos
Honra trabalho virtude aprendemos.

2ª parte
Brilhante História que fulge sagrada,
Hino sublime, bandeira adorada.
Caros tesouros que a infância defende
Neste amor intenso, eterno, imenso

Em nós dos exemplos de valor ingente
Altiva impere a imagem feliz.
E neste cultivo do afeto veemente,
honremos sempre este País.

3ª parte
Florida infância, sus! Para frente
No mais confiante em doce sorrir
E  na vitória da Virtude crente
Assegure o por vir

Sob a bandeira, fortes, gloriosos,
Honrando a Escola Pedro Segundo,
Pela virtude e o bem vitoriosos
Alto mostremos esta Pátria ao mundo.