NOVE DE MAIO

COMPOSIÇÃO

1920 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

2008

Nove de maio, fox-trot composto provavelmente na década de 1920, publicado postumamente em 2008 pelo portal Musica Brasilis. Seu manuscrito autógrafo não apresenta dedicatória, porém é provável que esta conste implicitamente no título, que coincide com a data de aniversário de Theodora Amalia de Meirelles Nazareth, sua esposa. É uma das raras investidas de Ernesto Nazareth neste gênero musical norte-americano. Além de Nove de maio, existem outros três fox-trots que chegaram aos dias de hoje, todos com título em inglês no manuscrito: Até que enfim… (1ª Ed. 1926) (Time is money no manuscrito); Delightfulness (Delícia) (1ª Ed. 1922); e If I am not Mistaken (Se não me engano), anterior a 1922.

No catálogo da exposição do centenário de Nazareth realizada pela Biblioteca Nacional em 1963, consta ainda a menção de um quinto fox-trot, listado sob “peças não-identificadas, fragmentos, esboços, etc”, cujo nome era Plus ultra. Ao que parece, era o fragmento de um novo fox-trot, porém pode também ser o esboço de um dos quatro mencionados acima, tendo mudado de nome posteriormente. Isto aconteceu mais de uma vez na obra de Nazareth, um exemplo interessante é o tango O alvorecer, que no manuscrito aparece como Ensimesmado, mas teve seu título alterado para a publicação. Infelizmente, até 2012 o manuscrito de Plus ultra está desaparecido.

Nove de Maio é uma peça singela, de duas partes, com a forma Intro-AABBA. Após a breve introdução entra a melodia que segue o curioso ritmo sincopado “semínima, colcheia, semínima, colcheia, semínima”, o mesmo visto em todos os seus 4 fox-trots, e não utilizado aparentemente em nenhum dos tangos ou polcas. Ao que tudo indica, esta célula ritmica definia a base do fox-trot para Ernesto Nazareth.

A parte B possui um ritmo ligeiramente diferente, embora permaneça sincopado, e que equivale à famosa marcação 3-3-2, presente em tantos ritmos brasileiros, como o baião: colcheia pontuada, semicolcheia ligada a colcheia, colcheia; em outras palavras, em um compasso com 8 tempos, os seguintes são acentuados: um dois três quatro cinco seis sete oito. E enquanto a mão direita pontua este ritmo, a esquerda faz um desenho melódico com semicolcheias contínuas, em um sobe-desce que é muito similar a o da elaborada segunda parte do tango Fon-Fon!.

Até 2012, Nove de maio foi gravada apenas uma vez.