GENTES! O IMPOSTO PEGOU?

COMPOSIÇÃO

1880 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1880

Gentes! O imposto pegou?, polca publicada em 1880 por Briani, Barreto & Boudreaux, quando compositor tinha 17 anos. Foi a quinta composição de Nazareth, sendo precedida por Você bem sabe, O nome dela, Gracietta, e Cruz, perigo!! .

Diferentemente do que se possa imaginar a primeira vista, o título da peça não trata do imposto de renda, que fora instituído primariamente no Brasil em 1843, com diversas idas e vindas até os dias de hoje, embora em 1879 ele tenha sido retomado após um período de 10 anos de extinção.

O mais provável é que o título da peça se refira a um outro imposto que veio a gerar a famosa Revolta do Vintém. Em 1879, foi determinado por lei que se cobrassem 20 réis sobre a passagem do bonde, na época puxado por burros. Este era o Imposto do Vintém. A revolta popular foi tamanha que a Força Pública e a Cavalaria do Exército foram acionadas, e o ministério da fazenda acabou por revogar o imposto em 1880.

Ernesto, atento às circunstâncias políticas assim como na Marcha heróica aos 18 do forte, publicou esta polca, “oferecida ao amigo Raymundo Pereira“, que lhe presenteara uma partitura com a redução para piano de Il Guarany de Carlos Gomes nesta época, segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida.

Uma nota do Jornal do Commercio anunciou a novidade ao público carioca:

“NOVIDADES MUSICAIS
Gentes?! O Imposto Pegou! – E. Nazareth
Pindahyba – F. Mallio
Sairam á luz estas duas bonitas polcas para piano, vendem-se unicamente nos estabelecimentos de musica e pianos dos Srs. Briani, Barreto & Boudreaux: rua Sete de Setembro, n. 68, Narciso & C. Ourives n. 56; Viúva Canongia, Ouvidor n. 103”.
(data provável: 15 de fevereiro de 1880)

A edição mencionada na nota encontra-se atualmente perdida. A peça sobreviveu aos dias de hoje graças a uma cópia manuscrita feita por Diniz Nazareth, segundo filho de Ernesto, cujo exemplar encontra-se presente na Biblioteca Nacional.

Até 2012, Gentes! O imposto pegou? recebeu apenas duas gravações comerciais.