GRACIETTA

COMPOSIÇÃO

1879 (Estimado)

1ª PUBLICAÇÃO

1880

Gracietta, polca publicada em 1880 por Viúva Canongia ("Grande estabelecimento de músicas, pianos e águas minerais"), quando o autor tinha 17 anos. Foi dedicada "a seu tio o Sr. Julio A. P. da Cunha”, padrinho de Ernesto, e compositor amador. Sua primeira edição está desaparecida atualmente. A peça chegou aos dias de hoje graças à cópia manuscrita feita por Diniz Nazareth, filho de Ernesto, depositada na Biblioteca Nacional.

Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, através de anotações do próprio autor é possível inferir que Gracietta foi na verdade a terceira música escrita por Ernesto, mesmo que publicada depois de Cruz, perigo!!.

O musicólogo Baptista Siqueira, em seu livro Ernesto Nazareth na Música Brasileira, aponta que Gracietta foi publicada após um significativo sucesso das polcas anteriores, como atesta o anúncio na edição de 17 de agosto de 1880 do Jornal do Commercio:

Gracietta – Saiu à luz esta graciosa e dançante polca para piano, composta por Ernesto Nazareth. Pelo mesmo autor, 4ª edição: Cruz, perigo! Você bem sabe!; e Gentes, o imposto pegou? À venda em casa da Viúva Canongia, Rua do Ouvidor n. 103” 

Sabe-se que integrava o repertório da pianista Maria Alice Saraiva, que a interpretou na Rádio MEC no dia 22 de março de 1963, porém até 2012 Gracietta permanece inédita em gravação comercial.