IDEAL

COMPOSIÇÃO

1905 (Circa)

1ª PUBLICAÇÃO

1905

Ideal, tango brasileiro publicado em 1905 por E. Bevilacqua & Cia., por encomenda da Casa Pinto & C., dedicada “aos compradores do Café Ideal”. Até 2012 foi gravada apenas uma vez.

Segundo o biógrafo Luiz Antonio de Almeida, naqueles tempos, as pessoas compravam café em grãos, torrando-os e moendo-os em casa. Daí ser provável que o Café Ideal –  “O melhor e mais saboroso – Vende-se em toda a parte – Rua da Saúde, 150”- fosse das primeiras marcas a comercializar o produto já em pó e acondicionado em embalagens.

Esta constitui uma das peças de cunho comercial de Nazareth, em que ele faz referência a uma empresa, possivelmente vindo a gozar dos benefícios que a propaganda viria a proporcionar. Outros exemplos são Pyrilampo (“dedicado aos laboriosos industriais Srs. Lima Junior & Cia., proprietários da importante fabrica de lâmpadas Pyrilampo”), Suculento, com letra exaltando os poderes do xarope Vermutin, e Cardosina (“oferecida por Almeida Cardoso & Cia., a seus distintos fregueses e amigos”), cujo título faz referência a um xarope para tosse e bronquite desenvolvido pela Farmácia Homeopata Almeida Cardoso.