MANUAL DE DICAS PARA PESQUISAS SOBRE MÚSICA NA INTERNET

Alexandre Dias 13.10.2013

A internet tem se tornado uma fonte de pesquisas cada vez mais poderosa. Com o surgimento de acervos e catálogos online, além de diversas funcionalidades de busca, novas perspectivas têm se revelado para o pesquisador. No post de hoje reunirei fontes de busca úteis para aqueles interessados em realizar pesquisas na área de música brasileira, além de fornecer dicas para otimizar estas pesquisas.

Partituras online

Felizmente, um número crescente de acervos digitais contendo partituras para download gratuitamente tem surgido. Abaixo listo alguns dos principais.

Biblioteca Nacional Digital Site ligado à Biblioteca Nacional, que disponibiliza cerca de 1000 partituras disponíveis em pdf para download, principalmente de compositores populares do final do século XIX, como Joaquim Callado, Alexandre G. de Almeida, Misael Domingues, Henrique Alves de Mesquita e Chiquinha Gonzaga (digite a palavra-chave “partitura” na busca, para listar todas).

Sesc Partituras Biblioteca digital que disponibiliza mais de 700 partituras de compositores brasileiros em pdf organizadas por título, autor ou formação instrumental, incluindo Alberto Nepomuceno, Barrozo Netto, Carlos Gomes, e Wilson Fonseca. É possível consultar por nome do compositor também.

Biblioteca Digital Alberto Nepomuceno (Escola de Música da UFRJ) Acervo digital contendo manuscritos de diversos compositores, especialmente de José Maurício Nunes Garcia, Carlos Gomes, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e Glauco Veslasquez, além de diversas partituras de modinhas reunidas na coleção de Guilherme de Mello. Há também oito edições completas da Revista Brasileira de Música, o mais antigo periódico de música no Brasil, cartas manuscritas de diversos compositores, programas de concerto, obras raras e fotos.

Instituto Musica Brasilis Portal contendo centenas de partituras em pdf, com especial enfoque em compositores brasileiros eruditos, incluindo Luciano Gallet, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald e Glauco Velasquez. O site também oferece informações sobre compositores e instrumentos, e fornece vídeos e escutas guiadas.

Acervo do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro Disponibiliza 149 manuscritos digitalizados de compositores do período colonial como Pe. José Maurício Nunes Garcia, Damião Barbosa de Araújo, Francisco Manuel da Silva, Dom Pedro I, Marcos Portugal e Sigismund Neukomm (o menu do site está à esquerda).

Biblioteca Virtual de Partituras Musicais Partituras para download de obras de dezenas de compositores, tanto brasileiros como estrangeiros, como José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita, Francisco Manoel da Silva, Pe. José Maurício Nunes Garcia, e João de Deus de Castro Lobo.

Instituto Antonio Carlos Jobim Acervo digital que disponibiliza centenas de partituras de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque, e Gilberto Gil.

Ernesto Nazareth 150 Anos Disponibiliza uma edição revisada das 211 obras de Nazareth, além de adaptações no formato melodia + cifras. 

Acervo Digital Chiquinha Gonzaga Disponibiliza mais de 300 partituras de Chiquinha Gonzaga em edição revisada, sendo a maior parte disponível em primeira edição. 

Partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (Instituto Memória Musical Brasileira) Mais de 400 manuscritos digitalizados de arranjos para banda de sopros, de diversos compositores brasileiros, incluindo Anacleto de Medeiros, Henrique Alves de Mesquita, Ernesto Nazareth, Lorenzo Fernandez e Francisco Mignone.

Banco de Partituras da Secult – Ceará Cerca de 400 partituras de arranjos para banda de sopros, disponíveis em pdf, especialmente de música popular brasileira. É possível pesquisar por gênero musical, título e autor.

Acervo da musicóloga Cleofe Person de Mattos Dezenas de partituras foram digitalizadas e estão disponíveis para visualização, porém é necessário pesquisar em cada uma das caixas do acervo. Neste link, por exemplo, há partituras do Pe. José Maurício, Manoel Dias de Oliveira,  além de uma rara coleção de modinhas e um trecho da “Colecção de Modinhas de Bom gosto compostas arranjadas para Piano-Forte por J. F. Leal 1830” (o menu do site está à esquerda).

International Music Score Library Project (Imslp) Maior portal de partituras na internet, disponibilizando mais de 250.000 partituras em pdf. Site no estilo wiki, com contribuições de usuários. O forte do site são compositores clássicos europeus como Bach e Schubert, porém há também dezenas de autores brasileiros, como Villa-Lobos, Brasílio Itiberê e Zequinha de Abreu.

Projeto Coral (Funarte) 46 partituras para coral de diversos compositores brasileiros, disponíveis em pdf, incluindo música contemporânea, como os Três cânticos breves de Ronaldo Miranda sobre poesias de Fernando Pessoa, Chromaphoneticos op. 58 de Lindembergue Cardoso e Vamo vadiá em arranjo de José Alberto Kaplan.

Choral Public Domain Library Site no estilo wiki, com mais de 16.000 partituras para canto coral disponíveis em pdf. Há partituras de 28 compositores brasileiros, incluindo Emerico Lobo de Mesquita, Francisco Manuel da Silva e Luis Alvarez Pinto.

Illustrated Sheet Music Site belga que apresenta capas coloridas de milhares de partituras, especialmente europeias, porém se pode encontrar capas de músicas de alguns brasileiros, como Pixinguinha, publicadas na década de 1920 e creditadas a G. Smet.

Museu de Música de Mariana Partituras de diversos compositores brasileiros do período colonial disponíveis mediante solicitação (é cobrado o valor da digitalização de cada página, do CD-R e do correio).

Banco de Partituras da Academia Brasileira de Música Centenas de partituras de compositores brasileiros disponíveis à venda mediante solicitação por e-mail, telefone ou fax. Partituras raras de diversos autores como Osvaldo Lacerda, Almeida Prado, Ernani Aguiar, Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda, para diversas formações instrumentais. (É possível visualizar a primeira página de boa parte dessas partituras no site do Instituto Musica Brasilis)

Acervo de partituras, mídis e cifras da Agenda Samba-choro Site que disponibiliza mais de 16.000 partituras e cifras de autores de sambas e choros, como Altamiro Carrilho, Canhoto, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa.

Para capas de partituras e discos, vale consultar também os sites de leilões ebay e Mercado Livre, que frequentemente apresentam itens raros.

E para acervos de partituras populares americanas, no final desta página do site do pianista Perfessor Bill Edwards há uma excelente lista de bibliotecas que disponibilizam gratuitamente partituras digitalizadas.

Há muitos outros acervos de partituras cujo catálogo pode ser consultado online, porém priorizamos aqui aqueles que disponibilizam itens digitalizados gratuitamente, ou cujas partituras podem ser solicitadas por e-mail.

Acervos digitais diversos

Internet Archive Acervo digital gigantesco que disponibiliza diversos tipos de arquivo (imagens, vídeos, áudios, textos, livros e softwares), em parceria com diversas instituições (incluindo universidades e a Biblioteca do Congresso Americano). Há publicações brasileiras do século XIX, como “Cantos populares do Brasil” (Silvio Romero, 1897), “Mil quadras populares brasileiras - contribuição ao folk-lore” (Carlos Góes, 1916) e “Nova collecção de modinhas brasileiras” (B.L. Garnier, 1878). A busca por “sheet music” (partitura, em inglês) retorna mais de 2000 resultados.

Wayback Machine ferramenta mantida pelo Internet Archive, que tem a missão grandiosa de “arquivar a internet para gerações futuras”. Lá estão registradas 240 bilhões de páginas de internet do mundo todo (inclusive de sites brasileiros) desde 1996. Portanto se um site saiu do ar, ou deixou de apresentar uma informação que você gostaria de consultar, há grandes chances de encontra-lo lá.

Domínio Público (Ministério da Educação) Biblioteca digital que disponibiliza gratuitamente textos, áudios, imagens, vídeos, que estão em domínio público. A busca por textos de música retorna 29 resultados, de autores como Carlos Sandroni, Sérgio Cabral e Hermínio Bello de Carvalho.

Wikimedia Commons Mais de 18 milhões de imagens para uso livre (domínio público). É possível encontrar imagens de compositores brasileiros como Luciano Gallet, Lorenzo Fernandez, Adoniran Barbosa e Chiquinha Gonzaga.

Biblioteca Digital Camões (Instituto Camões, Portugal) Fornece diversos livros portugueses, textos acadêmicos, e 616 partituras.

Brasiliana USP Biblioteca Digital proveniente da coleção de José Mindling e Guta doada à USP, com inúmeras obras raras. Há 39 itens na categoria “música”

Buscas integradas

World Cat A maior rede de busca integrada em biblioteca de todo o mundo. O mecanismo de busca pesquisa instantaneamente na base de dados de mais de 10.000 bibliotecas, e separa os resultados pelos diferentes formatos (livros, e-books, partituras, CDs, LPs, etc). Não é um acervo digital, pois os itens em si não são disponibilizados para visualização, porém as informações catalogadas para cada item são bastante completas, sendo de grande utilidade para pesquisas.

Europeana (União Europeia) Busca integrada em mais de 2000 acervos de instituições europeias. Quando os arquivos estão disponíveis em formato digital, o site fornece o link para a biblioteca de origem para visualização do item. A busca por “partitura” retorna 2.173 itens, enquanto que “sheet music” retorna 3.281 resultados.

Biblioteca Digital Mundial Projeto realizado em colaboração com a UNESCO, Biblioteca do Congresso Americano e diversas outras instituições parceiras. Há arquivos de diversos tipos para acesso online, incluindo manuscritos, mapas, fotografias, livros raros, partituras, gravações e filmes. A busca por “score” (partitura, em inglês) retorna 14 resultados, enquanto que “music” retorna 196 resultados.

Infelizmente ainda não existe um sistema parecido com estes no Brasil, que agrupe todas as principais bibliotecas nacionais.

Nos sites abaixo vocês poderão acessar mais compilações de bibliotecas digitais:

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo 

Blog Tesouro Bibliográfico 

Blog P.Q.P. Bach (ao final do texto há uma excelente listagem de bases de dados de diversas bibliotecas de faculdades de música em todo o país, com os respectivos links).

 

Enciclopédias de música online

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira Enciclopédia com milhares de verbetes sobre compositores, intérpretes, letristas, e diversas outras personalidades ligadas à música brasileira. Cada verbete é separado nas seguintes categorias: "Biografia', "Dados artísticos", "Obra", "Discografia", e  "Bibliografia Crítica" .

Músicos do Brasil - Uma Enciclopédia Enciclopédia com milhares de verbetes sobre músicos brasileiros. Cada verbete é separado nas seguintes categorias (quando se aplicam): "Formação", "Professor", "Instrumentista", "Compositor", "Carreira", "Preferências", e "Discografia". Também estão disponíveis dissertações e teses sobre música brasileira, além de ensaios encomendados especialmente para o site.

Jornais e revistas online

Hemeroteca Digital Brasileira (Biblioteca Nacional) Acervo digital que fornece cerca de 10 milhões de páginas de jornais e revistas publicados no Brasil desde 1808, como O Paiz e a Gazeta de Notícias. O sistema permite busca por palavra chave filtrando-se por período, local ou periódico. É uma das maiores hemerotecas digitais do mundo e propicia aos pesquisadores uma oportunidade inédita de se buscar com enorme facilidade em fontes primárias da época. É possível encontrar, por exemplo, matérias sobre músicos do século XIX, fotos raras, anúncios de casas de música (úteis para se determinar datas de publicação) e críticas de concertos. Neste link há uma listagem de todos os periódicos disponíveis.

Fundação Casa de Rui Barbosa Disponibilizam para consulta online dezenas de edições da revista carioca O Malho desde 1902 até 1952. Praticamente todos os exemplares desta importante revista possuíam uma partitura com danças da época.

J. Carlos em Revista Edições das revistas O Malho (1922-1930) e Para Todos disponíveis para consulta online.

Acervo Folha Todas as edições dos jornais Folha de São Paulo, Folha da Manhã e Folha da Noite, desde 1921 (conteúdo disponível gratuitamente por tempo limitado).

Acervo O Globo Todas as edições digitalizadas do jornal O Globo desde 1925 (conteúdo disponível gratuitamente por tempo limitado).

Diario Oficial da União Edições completas do DOU desde 1890 até hoje.

Memoria Viva Diversas edições das revistas O Cruzeiro (1928 a 1975), O Malho e Careta.

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo Disponibiliza edições completas das revistas A Scena Muda e Cinearte, da primeira metade do século XX.

Acervo Digital Veja Todas as edições da Revista Veja desde 1968 até hoje.

Google Books (Revistas) Fornece acesso a diversas revistas estrangeiras e nacionais, na íntegra.

Tabloide Digital Mais de 50.000 artigos escritos pelo jornalista Aramis Millarch, especializado em música e cinema, entre 1957 e 1992.

Musica Brasiliensis Site da jornalista Daniella Thompson contendo diversos textos investigativos sobre música brasileira como "As Crônicas Bovinas" e "Stokowski Caçado", além de discografias. 

A Biblioteca Nacional reuniu também links para diversos periódicos digitalizados por outras instituições nesta página.

Teses e dissertações

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) Busca integrada bancos de teses e dissertações instituições de ensino no Brasil. (busca fora do ar no momento da publicação deste texto)

Banco de Teses da CAPES Pesquisa em teses e dissertações defendidas em todo o país. (busca fora do ar no momento da publicação deste texto)

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP Banco de teses e dissertações da USP (Universidade de São Paulo). A pesquisa pela palavra-chave “música” retorna 11.600 resultados.

Biblioteca Digital da Unicamp Banco de teses, dissertações e demais trabalhos acadêmicos da Unicamp (Universidade de Campinas). A pesquisa pela palavra-chave “música” retorna 485 resultados.

Discografias e gravações online

Instituto Memória Musical Brasileira (Immub) Esta é a discografia online mais completa de discos brasileiros, abrangendo todos os períodos (desde 1902) e formatos (78-RPMs, CDs, LPs, compactos). Diversos discos estão disponíveis para audição.

Acervo de Música IMS (Instituto Moreira Salles) Mais de 15.000 gravações de 78-RPMs brasileiros realizadas entre 1902 e 1964 disponíveis para audição na íntegra (marque a caixa “música” para pesquisar apenas as gravações). 

Biblioteca Nacional Digital Mais de 8.000 gravações de 78-RPMs brasileiros disponíveis para audição na íntegra. Selecione “busca avançada”, depois clique em  “Acervo” e selecione “Sonoro” e clique em “buscar” para exibir todas gravações.

Discos do Brasil (por Maria Luiza Kfouri) Milhares de discos catalogados com grande detalhe, como por exemplo o nome e instrumento dos músicos em cada faixa. Diversas faixas podem ser ouvidas online.

National jukebox (Biblioteca do Congresso Americano) Mais de 10.000 gravações de 78-RPMs americanos lançados entre 1901 e 1925 para se ouvir na íntegra. É possível ouvir alguns maxixes gravados na época, como o maxixe Dengoso pela Victor Military Band e Creole Girl (Vem cá mulata) pela Castle House Orchestra.

Encyclopedic Discography of Victor Recordings Discografia extremamente detalhada de gravações em 78-RPM da Victor, que fornece dados raros de mais de 50.000 discos, como a data exata de cada gravação, e o número de takes produzidos. Mais de 600 destes discos foram produzidos para o mercado brasileiro, incluindo gravações da Banda do Corpo de Bombeiros, Olympio Nogueira, e Mário Pinheiro  (clique em “search” – discs, depois em “Marketing target” escolha “Portuguese (Brazil)” e clique em no botão “search”). O site oferece mais de 10.000 gravações para se ouvir online, em parceria com a National jukebox (marque a caixa “Only show Objects with Audio” na busca avançada para exibir apenas resultados que estão disponíveis para audição)

Discogs O objetivo deste site é catalogar todas as gravações de todas as gravadoras da história, fornecendo também uma ponte para colecionadores comprarem e venderem seus vinis.  No momento estão catalogadas mais de 3,5 milhões de gravações, contribuídas por colecionadores de todo o mundo. É possível consultar discografias parciais de diversos artistas brasileiros como Baden Powell, Paulinho da Viola e Luiz Gonzaga

Projeto Disco de Cera - Nirez Catálogo de milhares de 78-RPMs de um dos maiores colecionadores do Brasil, Miguel Ângelo Azevedo – Nirez.

Cliquemusic (UOL) Milhares de discos brasuileiros catalogados por artista.

Youtube (Google) Embora seja fundamentalmente um site de vídeos, hoje o youtube é um dos maiores repositórios de gravações. Lá estão disponíveis milhares de discos completos, incluindo muitas gravações raras. Neste canal, por exemplo, o colecionador Horacio Asborno disponibiliza mais de 700 vídeos de rolos de pianola sul-americanos.

Ernesto Nazareth 150 Anos (IMS) A discografia do site disponibiliza mais de 2.000 gravações de músicas de Ernesto Nazareth realizadas desde 1902 em todo o mundo, para se ouvir online na íntegra. 

Rádio UOL Milhares de discos disponíveis para audição online na íntegra, no formato webcasting.

Discografia de Jacob do Bandolim (Instituto Jacob do Bandolim) Listagem de todos os 78-RPMs, 45-RPMs, 33-RPMs e CDs de Jacob do Bandolim. No site também é possível ouvir diversas faixas, e acessar partituras.

Catálogo Digital Radamés Gnattali Além do catálogo de obras completas do autor, o site disponibiliza também uma discografia, auto-biografia, linha do tempo (de 1905 a 1988), álbum de fotos comentadas, álbum de recortes e outros.

Concertos e shows

Para consultar concertos por nomes de artista e compositores, os seguintes sites são muito úteis:

VivaMusica!
Concerto (utilize a busca e veja os resultados na categoria “Roteiro”)
Sesc (utilize a busca e veja os resultados na categoria “programação”)
Google Notícias

 

Técnicas de pesquisa no google

O mecanismo de busca do google, de longe o mais popular dentre os buscadores online, cataloga bilhões de sites, e varre diariamente a internet em busca de novas páginas. Embora o utilizemos no dia-a-dia, raramente fazemos uso pleno de seus recursos adicionais, que filtram os resultados, levando-nos a informações altamente específicas em pouco tempo. (Utilizarei colchetes [] apenas para indicar os termos de busca, portanto ignore-os na hora de realizar as buscas).

A primeira dica envolve utilizar os termos mais adequados para uma busca, priorizando palavras que permitam refinar os resultados. Por exemplo [Ernesto Nazareth Odeon partitura] irá retornar resultados mais específicos do que apenas [Odeon].

Outro truque é antever como os sites costumam apresentar as informações de interesse. Por exemplo, às vezes buscar por um trecho do próprio conteúdo procurado (entre aspas) pode surtir mais efeito do que buscar por palavras-chave. Por exemplo, uma frase escolhida aleatoriamente do livro “Figuras e coisas da música popular brasileira, Vol.1” de Jota Efegê, na p.111, [“Estudiosos da música popular brasileira, Vasco Mariz e Elza Cameu”] retorna o texto completo, enquanto que a busca pelo título do livro não produz o resultado esperado. O mesmo vale para letras de música.

O google também oferece ferramentas muito úteis para refinar sua busca, chamadas “operadores”. Abaixo listo alguns dos principais.

Busca por frase exata. Utilize aspas (“”) abrangendo duas ou mais palavras para buscar uma frase exata. Por exemplo, [“Ernesto Nazareth”] irá retornar apenas sites que contenham estas duas palavras juntas e nesta ordem, enquanto que a mesma busca sem as aspas poderá produzir resultados que contenham as palavras separadas, que não necessariamente tenham a ver com o que se busca.

Excluir palavras da busca. Caso um termo indesejado esteja aparecendo consistentemente nos resultados, utilize o sinal de menos (-) para eliminá-lo da busca. Por exemplo, se a busca por [maxixe] estiver retornando muitos resultados da hortaliça homônima, utilize algo como [maxixe –planta].  

Também é possível excluir sites da busca desta forma: [maxixe -wikipedia.org]; isto eliminará resultados vindos da wikipedia.

Buscar dentro de um site. Utilize o comando [site:www.exemplo.com.br termo de busca] para buscar exclusivamente dentro de um determinado site. Este recurso é particularmente útil para sites que não possuem um mecanismo de busca interno, ou cujo mecanismo é ineficaz. Também é possível pesquisar por domínio; por exemplo, [site:.edu termo de busca] buscará dentro de todos os endereços terminando em .edu.

Pesquisar por tipos de arquivo. Utilize [filetype:pdf termo de busca] para buscar por arquivos .pdf que contenham as palavras-chave de interesse. É possível buscar por outras extensões também, como .doc, .xls, .ppt.

“Palavra curinga”. Utilize asterisco (*) para preencher uma palavra ou número desconhecidos dentro de uma frase. Por exemplo, para buscar por um texto cuja data se conhece apenas o mês e ano, mas não o dia, pesquise por [ernesto nazareth */03/2012]

Incrementar com palavras sinônimas. Utilize OR entre os termos para indicar que são relacionados. Aparecerão resultados referentes ao primeiro termo e também ao segundo. Exemplo: [Jacob do bandolim OR Bittencourt]

Palavras que aparecem próximas no texto. Utilize AROUND na busca para encontrar palavras que ocorrem de maneira próxima (i.e. separadas por apenas algumas palavras). Exemplo: [Nazareth AROUND polca]. Também é possível especificar o número de palavras que separam os termos, desta maneira: [Nazareth AROUND (4) polca]

Também é possível filtrar os resultados utilizando a guia de notícias (clicando em “mais” e depois “notícias”), especialmente relevante para buscar por concertos e shows; e também filtrar os resultados por data, clicando em “ferramentas de pesquisa” e depois selecionar um intervalo de tempo. A pesquisa avançada agrupa várias dessas funções de maneira sucinta (clicando-se no símbolo da engrenagem à direita, e depois em “pesquisa avançada”)

Outro recurso precioso é Google Imagens que não só busca por palavras-chave, mas também pode procurar por uma imagem que você forneça ao google (clicando-se no símbolo da câmera “pesquisa por imagem”). Isto permite que se busque por uma imagem da qual não sabemos nada a respeito, indicando sua origem e descrição. O Google imagens também oferece filtros das imagens por “rosto”, “foto”, “clip art”, “desenho linear”, e “animação”. Menos óbvia é a utilidade da busca por cores, que permite separar as imagens por cores dominantes, útil caso saibamos a cor aproximada da imagem buscada, que também pode ser preto-e-branco. Manuscritos, por exemplo, tendem a ter a cor amarelada.

O Google Livros possui mais de 30 milhões de livros escaneados, e, mesmo que o conteúdo não esteja disponível, ele realiza a busca por palavras-chave dentro dos livros. Isto permite no mínimo saber que a informação que procura está em um determinado livro. Em outros casos, os livros estão parcialmente disponíveis (com algumas páginas omitidas), e, em uma minoria, o livro está disponível na íntegra.

O Google Acadêmico cataloga artigos acadêmicos publicados em todo o mundo, e facilita a busca pelo pdf de cada artigo. Caso o artigo esteja disponível em algum site, ele oferece o link à direita de cada resultado (bastando clicar na sigla “PDF”).

Observe também que modificar o idioma do google para inglês oferece resultados diferentes do que utilizar o google.com.br.

Quem tiver interesse em se aprofundar mais nas técnicas de busca, a Google oferece o curso “Power Searching with Google” com aulas e atividades interativas online.

Obs. Este post não tem o objetivo de esgotar o assunto. Porém, caso queira sugerir a inclusão de algum acervo digital que não esteja listado, mande-nos um e-mail!

TAGS História

COMENTÁRIOS

César Gravier - 07.01.2014

Música de Carnaval, (cesargravier.zip.net)

Gostei do seu trabalho. Legal! Mas se esqueceu de mim. Música de Carnaval, (cesargravier.zip.net). No meu blog tem até hoje 2.500 músicas carnavalescas, parte do meu acervo de gravações originais, em 78, 33, compactos, num total de 11.500 músicas. Grato. César Gravier

Neli Maria Abade Selles - 07.01.2014

Parabéns!

Ótimo trabalho.Muito obrigada.

CARLOS SANDRONI - 22.10.2013

PARABÉNS E OBRIGADO!!

Parabéns pela meticulosidade e qualidade do levantamento e clareza da exposição do resultado. E muitíssimo obrigado pelo serviço que presta a todos os pesquisadores de música brasileira (e não só dela!) Vou recomendar para meus alunos e divulgar para minhas listas. Abraços!

Wellington K. Duarte - 14.10.2013

Manual de Dicas

Excelente trabalho! Penhoradamente agradeço-lhe, Alexandre.

Horacio Asborno - 14.10.2013

ROLLOS DE PIANOLA

Excelente página para la busqueda de melodias, canciones y musica en general, Muy pero muy completo. Felicitaciones !!! A la vez gracias por difundir mi sitio (Loracio) donde se pueden apreciar: Tangos, Rancheras, Fox trot, Pasodoble, Maxixe, etc. y tambien algo de música clasica desde la capital historica de la Patagonia: http://www.youtube.com/user/loracio

Alexandre H Goncalves - 14.10.2013

Muito bom

Caramba xará, sem palavras. Valeu mesmo!

Tárik de Souza - 14.10.2013

Informações fundamentais para os pesquisadores e estudiosos. Generoso trabalho! Gratíssimo, Alexandre!

COMENTAR