Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ERNESTO & THEODORA AMÁLIA (1886)
ERNESTO & THEODORA AMÁLIA (1886)
Aos 14 de julho, quarta-feira, às “11 ou 12 horas”, realizou-se à Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho o casamento de Ernesto Nazareth e Theodora Amália Leal de Meirelles, que passou a assinar Theodora Amália Meirelles de Nazareth (e não de Meirelles Nazareth, como encontramos em muitos documentos). E quanto à cerimônia, esta foi realizada exatamente no dia do aniversário de “Vasquinho”, irmão de Ernesto, e de São Boaventura, santo da devoção do Dr. Meirelles, pai da noiva.
A CERTIDÃO
Ernesto Julio de Nazareth - Aos quatorze dias do mez de Julho do anno de mil oitocentos e oitenta e seis nesta Matriz, em minha presença e na das testemunhas abaixo assignadas, depois de habilitados na forma do Sagrado Concilio Tridentino, se receberão em Matrimonio por palavras do presente segundo o Ritual Romano Ernesto Julio de Nazareth e Theodora Amalia de Meirelles; elle, filho legiptimo de Vasco Lourenço da Silva Nazareth e Carolina Augusta da Cunha Nazareth, nascido e baptizado na Freguezia de Sant’Anna e morador nesta de São Francisco Xavier, ambos d’esta Corte, e ella, filha legiptima do Doutor João Baptista Soares de Meirelles e Dona Theodora Francisca de Meirelles, nascida e baptizada na Freguezia de Nossa Senhora da Glória de Valença e moradora na de São Christóvão d’esta Corte, do que fiz este assento. O Vigario Pe. João Cordeiro da Cruz Saldanha.
Testemunhas:
Dr. João Baptista Soares de Meirelles.
Dr. Baptista Meirelles Filho.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
No dia 16 de fevereiro de 2005, portanto, 119 anos depois, o jornalista, escritor e biógrafo Haroldo Costa, mandou celebrar, no mesmo templo, missa pelo 71º aniversário da morte de Ernesto Nazareth.