Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
CLUB SEMANAL DE CULTURA ARTÍSTICA (1926)
CLUB SEMANAL DE CULTURA ARTÍSTICA (1926)
Com ingressos à venda nas casas Genoud, Mascotte, Livro Azul e Júlio, a 6$000 (seis mil-réis), realizou-se, no Club Semanal de Cultura Artística, domingo, 4 de julho, às 14 horas e 30 minutos, o primeiro recital de Ernesto Nazareth, em Campinas.
PELA ARTE
CONCERTO DO MAESTRO NAZARETH
(O REI DO TANGO BRASILEIRO)
É finalmente no proximo domingo, ás 14:30 horas, no salão do C. S. de Cultura Artistica, que o nosso publico vae ter a grata opportunidade de assistir ao concerto do maestro Ernesto Nazareth, cognominado o rei do tango brasileiro, pela imprensa carioca.
Alma de artista, vibrando sob os impulsos maviosos da musica brasileira, o festejado compositor e executor de numerosos tangos tem merecido os mais enthusiasticos applausos das platéas carioca e paulistana.
Em Campinas, onde existe um grande numero de apreciadores das composições do maestro Nazareth, estamos certos que o seu concerto irá alcançar extraordinário successo, a exemplo do que se verificou em S.Paulo, em fins do p. passado mês.
Trata-se, como se vê, de um talentoso artista patricio, que merece as sympathias do distincto publico campineiro.
Para esse concerto, o apreciado maestro organizou um programma excellente, que é o seguinte:
I - Capricho, Êxtase (romance), Poloneza, Corbeille de fleurs (gavota).
II - Turbilhão de beijos, Pássaros em festa e Elegantíssima, valsas.
III - Carioca, Bregeiro, Bambino, Digo, Nenê, Desengonçado, Labyrintho e Batuque, tangos.
DIÁRIO DO POVO. Campinas, 2 de julho de 1926;
ARTES E ARTISTAS
O CREADOR DO
TANGO BRASILEIRO
O distincto e já muito conhecido musicista patrício Ernesto Nazareth, realizará amanhã o seu concerto de piano nos Salões do Clube Semanal de Cultura Artistica, que, conforme vem sendo annunciado, terá inicio ás 14,30 horas.
Cremos que a realização desse concerto em vesperal foi uma optima lembrança; os que a elle comparecerem passarão uma tarde agradabilissima, momentos de bôa musica, de musica nossa, genuinamente nossa, pois as producções de Ernesto Nazareth constituem por assim dizer, o nosso folk-lore musical.
Os ingressos, ao preço de 6$000, encontram-se á venda na Casa Genoud, no Bazar Julio, Casa Mascotte e Casa Livro Azul. C.T.
GAZETA DE CAMPINAS. São Paulo, 3 de julho de 1926;
ARTES E ARTISTAS
O CREADOR DO
TANGO BRASILEIRO
Hoje, ás 14,30 horas, nos salões do Clube Semanal de Cultura Artistica, Ernesto Nazareth, o creador do “tango brasileiro”, realizará o seu concerto de piano. É de se esperar uma excelente casa, porquanto Ernesto Nazareth, intelligente musicista patricio, cujas creações possuem um sabor tão nosso, tão nacional, assim o merece da parte do publico campinense. Publicamos hoje, por mais uma vez, o seu programma para a vesperal de arte que hoje vai offerecer a Campinas.
I - “Capricho”, “Extase” (romance), “Poloneza”, “Corbeille de fleurs” (gavota); II - “Turbilhão de beijos”, “Passaros em festa”, “Elegantissima” (Valsas); III - “Carioca”, “Brejeiro”, “Bambino”, “Digo”, “Nenê”, “Desengonçado”, “Labyrintho”, “Batuque” (Tangos).
GAZETA DE CAMPINAS. São Paulo, 4 de julho de 1926;
Entretanto, mesmo com boa divulgação pela imprensa, esteve muito aquém do esperado o público presente a esse recital, conforme nota transcrita a seguir.
RECITAL DO COMPOSITOR
ERNESTO NAZARETH
Ás 14,30 horas de hontem, nos salões da Cultura Artistica, teve logar a audição do maior maestro brasileiro, Ernesto Nazareth, cognominado o Rei do Tango. Infelizmente, foi bastante fraca a concorrencia, mas o que não impediu que o concertista fosse bastante applaudido e bisado.
FOLHA DA NOITE. São Paulo, 5 de julho de 1926;