Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ASSOCIAÇÃO CENTRAL EMANCIPADORA (1881)
ASSOCIAÇÃO CENTRAL EMANCIPADORA (1881)
Aos 18 anos, encontra-se Ernesto Nazareth tomando parte, com a única arma que tem, o piano, na luta pelo fim da escravidão. E quanto a esse concerto, no qual o jovem músico é tratado como professor e que chegou ao nosso conhecimento por intermédio de Alexandre Dias, podemos destacar as presenças do flautista Viriato Figueira da Silva, do violoncelista Horácio Fluminense e dos pianistas Frederico Mallio e Alberto Motta (menino-prodígio). Quanto ao violinista Atílio Bernardelli, duas vezes citado no programa, nada encontrei a seu respeito, lembrando que o único violinista Bernardelli conhecido naquela época, e aqui já citado, tinha por prenome Oscar. Fica, assim, uma dúvida a ser esclarecida.
A Associação Central Emancipadora realisa hoje, no salão do Congresso Gymnastico Portuguez, ao meio dia, o seguinte excelente programma de concerto:
Primeira parte. - 1ª Ouvertura da opera Guarany pela banda dos meninos desvalidos.
2ª Hymno abolicionista, composto pelo professor Pedrosa, executado pela banda dos meninos desvalidos e amadores, cantando os solos o tenor Felippe.
3ª Trio da Aïda, para violino, violoncelo e piano pelos Srs. amador Cantalice, professor H. Fluminense e o menino A. Motta.
4ª Souvenir de Florence, de Ketterer, pelo professor E. Nazareth.
5ª Phantasia da opera Aïda, de Fumagalli, para piano, pelo Sr. Frederico Mallio.
6ª Grande serenata La Negrita, cantada pelo corpo de coristas da Phenix Dramatica.
Segunda parte. - Poesia abolicionista recitada em scena aberta, pelo socio benemerito e distincto actor Eugenio de Magalhães.
Terceira parte. - 1ª grande serenata de Widor, quinteto para violino, flauta, violoncello, harmonium e piano, pelos Srs. professores A. Bernardelli, Silveira, Horacio Fluminense, F. Mallio e Ernesto Nazareth.
2ª Ouvertura da opera Salvador Rosa, para piano a 4 mãos, pela Exma. Sra. D. Cacilda de Sousa e o professor H. Fluminense.
3ª Variações de saxofone, pelo professor Domingos Miguel.
4ª Quarteto brilhante de Michelli, para violino, flauta, violoncello e piano, pelos Srs. G. de Cantalice, Alfredo de Azevedo, H. Fluminense e Alberto Motta.
5ª Fantasia da opera Un ballo in maschera, para violino, pelo professor Atilio Bernardelli, com acompanhamento de piano.
6ª Adagio e rondó do trio de Beriot, para violino, violoncello e piano, pelos professores Bernardelli, Fluminense e Nazareth.
7ª Grande côro da opera Norma, de Bellini, por distinctos amadores.
A tribuna será ocupada pelo Dr. Vicente de Sousa, que distribuirá diplomas de socios.
GAZETA DE NOTICIAS. Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1881;