Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA (1929)
INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA (1929)
À noite de 7 de fevereiro, quinta-feira, realizou-se no Instituto Nacional de Música, à Rua do Passeio, nº 98, uma festa em benefício da Policlínica de Botafogo. Ernesto, convidado pelo organizador do evento, o deputado baiano Aníbal Duarte de Oliveira, compareceu; não se sabendo, contudo, o que teria tocado.
Na revista O violão, segundo me mostrou Mozart de Araújo, encontramos a fotografia dos participantes do evento, na qual identificamos, de pé, Ernesto Nazareth ladeado por oito homens adultos (um encoberto), entre os quais o compositor Josué de Barros, mais dois meninos, sendo um destes, vestido de marinheiro, o “Betinho”, filho de Josué, e quatro moças, sentadas, portando violões. Quanto à legenda, lê-mos o seguinte:
OS NOSSOS AMADORES - Grupo tirado no Instituto Nacional de Musica por occasião do recital de musicas regionaes ali realisado por um grupo de rapazes e senhoritas de nossa melhor sociedade. Entre elles, no centro, vê-se a figura sympathica do rei do tango, o grande pianista Ernesto Nazareth que num gesto de requintada gentileza tomou parte no recital.
VIOLÃO (O) - Rio de Janeiro, 1929;