Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
COLÔNIA JULIANO MOREIRA - PRONTUÁRIO (1933)
COLÔNIA JULIANO MOREIRA - PRONTUÁRIO (1933)
Nos arquivos da Colônia Juliano Moreira, pelo menos até 1996 (quando lá estive pesquisando, pela última vez), ainda se podia encontrar o prontuário de Ernesto Nazareth. Parece-nos que hoje a tão importante documentação não tem paradeiro conhecido. Contudo, só não seria esta situação mais preocupante por eu ter conseguido copiar de todo esse material.
COLÔNIA JULIANO MOREIRA
Nome: Ernesto Nazareth
Idade: 70 annos
Nacionalidade: Brasil
Estado Civil: Viúvo
Entrada no Hospital:
Côr: Branca
Profissão: Maestro
Procedência: Directamente do S.A.
Entrada na Colônia: 4-3-933
Diagnostico: Tabo-Paralysia
Observação:
Um homem de constituição forte, corpuscular, picnico, estatura regular. Completa surdez. Não temos informes para lhe compormos uma historia pregressa regular. Em nossos tempos de estudantes, acostumámo-nos a vel-o tocar, no antigo Cinema Odeon, vibrantes tangos de sua composição, que naquelle tempo eram a coqueluche dos amadores da typica musica brasileira. Era um verdadeiro talento de compositor e tinha verdadeira alma para exprimir, como executante, ao piano, os sentimentos da raça.
Mostra-se completamente privado de autocritica e de autodomínio actualmente. Revela constante e ruidosa euphoria, num animado e quasi continuo discurso, onde, de envolta com conceitos ou propositos deprimentes, concernentes á sua pessôa, conta intimidades de familiares que se afastam da conversação e brigam com tal sentimento de conveniencia. Ausencia total do senso moral. O doente chega mesmo a convidar a outrem para exercer com o mesmo a pederastia, em que elle seria o “partenaise” passivo.
A sua associação de idéas frequentemente assume o typo maniatiforme com mudança constante de objectivo, sem dominio de uma mesma directriz ou de uma representação principal, antes obedecendo ás influencias fortuitas do ambiente ou parentesco phorico das palavras.
Memoria: não fixa os factos recentes e narra baralhadamente os factos remotos de sua vida.
Embora impere sempre a euphoria, tem elle as vezes crises de ruidoso pranto.
Foi por mim, há cerca de 4 mezes ou 5 puncionado no Ambulatorio 4 da Fundação Gaffrée Guinle e o resultado dos exames soro-cytologicos foram fortemente positivos apresentando curva verdadeiramente paretica!
Inoculada a malaria, teve 3 accessos febris, jugulado precocemente, em vista da depressão cardiaca que então apresentou o paciente.
Exame somatico:
App. circulatorio: Myocardite chronica
App. digestivo: Em funcionamento
App. respiratorio:
Patellares e achilles abatidos. Plantares vivos
Abdominais fracos
Pupillares
Motricidade: Tremor lingual e digital. Romberg presente, na posição em um dos pés.
Ataxia não grandemente da marcha
Indicação: Chimiotterapia pelo Ri
12.4.33
Armando
ARQUIVO COLÔNIA JULIANO MOREIRA. Jacarepaguá, Rio de Janeiro;