Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 1º CONCERTO (1926)
CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 1º CONCERTO (1926)
Com sucesso de público e bilhetes vendidos a 10$000 (dez mil-réis), realizou-se no dia 2 de junho, quarta-feira, às 21 horas, a segunda apresentação e primeiro dos quatro recitais de Ernesto Nazareth no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, principal instituição do Estado no ensino da música e responsável, inclusive, pela formação de nomes como Mário de Andrade, Francisco Mignone, Souza Lima, Armando Belardi, Camargo Guarnieri, Heitor Alimonda, entre outros.
Quanto ao aluguel do salão, pago pelo próprio compositor, no mesmo dia do recital, este saiu por 200$000 (duzentos mil-réis), segundo recibo.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
NOTAS DE ARTE
RECITAL ERNESTO NAZARETH
O illustre compositor patrício Ernesto Nazareth apresentar-se-a hoje, como tem sido noticiado ao nosso publico, em audição que se realisará ás 21 horas, no salão do Conservatorio Dramatico e Musical.
Creador de maxixes genuinamente brasileiros, cujo rythmo riquissimo de variações lhe dão um caracter typico e pessoal, a sua producção, que é uma das mais interessantes obras de fixação dos elementos rythmicos e melódicos do nosso “folklore”, será ouvida hoje através da interpretação, por certo, interessantíssima do seu autor.
A Sociedade de Cultura Artística já fez ao distincto compositor um convite para realizar um concerto.
O programma a que o concerto de hoje obedecerá é o seguinte:
I - Capricho, Extase (romance), Polonaise. II - Turbilhão de beijos (valsa), Passaros em festa (valsa), Elegantissima (valsa). III - Brejeiro, Bambino, Digo, Nenê, Desengonçado, Labyrintho, Batuque.
DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 2 de junho de 1926;
NOTAS DE ARTE
RECITAL ERNESTO NAZARETH
Apresentar-se-á hoje á noite no Conservatório o compositor carioca Ernesto Nazareth, um dos mais notaveis autores de musica brasileira. São as seguintes as peças que executará, todas de sua lavra: “Capricho”, “Extase” (romança), “Poloneza”, “Turbilhão de beijos”, “Passaros em festa” e “Elegantissima” (valsas), “Brejeiro”, “Bambino”, “Digo”, “Nenê”, “Desengonçado”, “Labyrintho” e “Batuque”. O recital terá início ás 21 horas.
GAZETA. São Paulo, 2 de junho de 1926;
ERNESTO NAZARETH
Realizou-se hontem, no Conservatorio, o recital do compositor carioca Ernesto Nazareth. O auditorio, numeroso, applaudiu-o insistentemente, fazendo com que concedesse varias execuções extras.
GAZETA. São Paulo, 3 de junho de 1926;