Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ASYLO IZABEL (1905)
ASYLO IZABEL (1905)
Nos pertences de Dona Julita encontramos, de seu tio, um diploma de sócio “bemfeitor” do Asilo Isabel, instituição voltada às crianças desvalidas, no qual se lê:
A Directoria da Associação Mantenedora da Infancia desejando corresponder á benemerencia do Illmo. Exmo. Sñr. Ernesto Nazareth a dar-lhe um testemunho de sua gratidão pelos insignes favores dispensados á sua humanitaria e civilisadora Missão, conferiu-lhe o Diploma de Socio Bemfeitor na forma dos Estatutos vigentes. Rio de Janeiro, aos 2 dias do mez de Outubro de 1905.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
Este asilo, fundado em 1889, por iniciativa do Conselheiro Francisco de Paula Mayrink, do Deputado João Machado e do fidalgo português José João Martins de Pinho, Conde do Alto Mearim, funcionava em casa cedida pelo primeiro, à Rua Mariz e Barros. Quanto ao nome, tratou-se de homenagem a Dona Izabel, Condessa do Alto Mearim, e não a Dona Izabel, Princesa Imperial.
O pianista, pelo visto, mesmo vivendo em dificuldades, sempre arranjava “algum” para os ainda mais necessitados do que ele; provando, com isso, que a sua pobreza encontrava-se somente no plano material.