Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ALZIRA MARIATH
ALZIRA MARIATH
Segundo nos informa o catálogo da Biblioteca Nacional , no dia 20 de março de 1925, data natalícia de Ernesto Nazareth, a compositora e pianista Alzira Mariath (sua amiga há mais de trinta anos), organizou homenagem para o ilustre maestro no Salão Nobre do Centro Paulista.
À ocasião, fizeram parte do programa duas peças do “rei do tango”, interpretadas pelo próprio: Êxtase (romance), na versão canto, violino e piano, e Nazareth (polca), para piano solo.
Quanto à letra de Êxtase, esta fôra escrita por Frederico, filho da maestrina com o Alféres Frederico Mariath da Silva Souto e que nasceu, por volta de 1889, em casa de seus pais, à Rua Dona Mariana, nº 39, Botafogo . Faleceu antes dos trinta anos.
Certa feita, Mozart de Araújo mostrou-me, entre tantas preciosidades de seu importante acervo, foto registrando o referido evento. Saiu publicada na revista Fon-Fon ou na Careta, não me lembro. Contudo, uma curiosidade chamou a minha a atenção: Nazareth reaparece de bigode, artifício com o qual sempre procurou disfarçar seu lábio superior fino, vez que, em desenho de Paim, datado de 1924 e publicado pela Folha da Noite , acha-se o músico de perfil e com o rosto limpo. De qualquer maneira, de 1926 até sua morte, ele jamais voltou a usar bigode.
ERNESTO NAZARETH - Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento. Biblioteca Nacional, Ministério da Educação e Cultura. Rio de Janeiro, 1963;
ALMANAQUE LAEMMERT. Brazilian Government Document Digitization Project Almanak Laemmert (1844/1889). Andrew W. Mellon;
FOLHA DA NOITE. O perfil de Nazareth. São Paulo, 8 de setembro de 1924;