Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
VOCÊ BEM SABE - 1ª COMPOSIÇÃO (1877)
VOCÊ BEM SABE - 1ª COMPOSIÇÃO (1877)
Aos quatorze anos, Ernesto compôs sua primeira música: a polca-lundu Você bem sabe, dedicada a ninguém menos que seu pai, Vasco Lourenço da Silva Nazareth.
O título dessa música era um recado de tio Ernesto para o pai dele. Esse “você” da música era o vovô Vasco. Tio Ernesto queria deixar bem claro que a paixão dele era a música e que vovô Vasco “bem sabia” disso.
Julita Nazareth Siston
NAZARETH SISTON, Julita. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, s/d;
O objetivo de todo estreante sempre foi agradar. Assim sendo, compreende-se a escolha de uma obra de gênero tão apreciado como a polca. Já em relação ao complemento “lundu”, isso denuncia o interesse do autor em classificar Você bem sabe como peça de características nativas, ou “abrasileirada”.
Nazareth lançou-se inicial e insistentemente com suas polcas, gênero que competia com as valsas na preferência dos salões de baile e no batucamento dos pianos familiares. A polca de Nazareth é de indispensável conhecimento: documentam a sua numerosidade de inspiração, o seu requinte natural e a sua estupenda espontâneidade.
Andrade Muricy
CADERNOS BRASILEIROS. Ernesto Nazareth (1863/1963). (José Cândido de) Andrade Muricy. Ano V - nº 3. Rio de Janeiro, maio / junho de 1963;