Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
CARMEN MIRANDA (1929)
CARMEN MIRANDA (1929)
Todavia, não foi somente a presença do compositor àquela festividade que a fez merecer importância histórica, pois à referida ocasião apresentou-se, pela primeira vez em público, uma portuguesinha que veio a se tornar a mais popular cantora brasileira, de todos os tempos: Maria do Carmo Miranda da Cunha (1909/1955). Ou, simplesmente: Carmen Miranda.
Na fotografia publicada em O violão, Carmen e sua irmã Aurora aparecem entre as quatro moças sentadas e portando violões.
Procurada por mim, Aurora Miranda Richaid (1915/2005) lembrava-se de quase nada quanto à noite do Instituto, a não ser o título de uma das músicas cantadas pela irmã.
Nossa “pequena notável”, que dois dias depois completaria vinte anos, acompanhada ao violão pelo Prof. José Marçal e por um certo Dr. J. A. Pêgo, interpretou, entre outras canções, Iaiá (“Linda Flor”) de Henrique Vogeler, Marques Porto e Luís Peixoto, música certamente escolhida pelo sucesso que vinha fazendo na revista “Miss Brasil”, então em cartaz no Teatro Recreio, à Praça Tiradentes, tendo a cantora e atriz Aracy Côrtes à frente do elenco.