Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ARACY & PEDRO (1928)
ARACY & PEDRO (1928)
Aos 7 de março, casaram-se Pedro Montel e Aracy Nazareth, passando, ela, a assinar Aracy Nazareth Montel. E desse matrimônio vieram ao mundo dois filhos: Pedro Paulo e Arnaldo José.
A NOSSA MUSICA
E NOSSOS COMPOSITORES
ERNESTO NAZARETH
SECÇÃO SEMANAL
DISCOS E MACHINAS FALANTES
Como creador de um genero, como compositor emerito, como um verdadeiro artista em toda a accepção da palavra, Ernesto Nazareth, o creador do “tango brasileiro”, destaca-se como uma estrella de primeira grandeza entre os formadores da nossa musica popular.
O velho compositor patricio, cuja figura simples, cuja exagerada modestia tem-no privado de ser alvo das mais merecidas homenagens, não foram sufficientes para impedir a nossa obstinada resolução em, procurando-o avidamente, collocal-o em primeiro logar numa columna na qual, para o futuro, pretendemos indicar os nossos principais compositores populares, a fim de que, por esse meio, o nosso publico em geral trave melhor conhecimento com a nossa verdadeira musica. Ernesto Nazareth, o homem, talvez seja pouco conhecido do nosso publico.
Temperamento extraordinariamente esquivo, modesto ao ultimo gráo, possue elle a qualidade da discreção elevada ao exagero. O compositor, o musico, porém, esse é mais que divulgado, popularissimo. Sua musica, ou por outro a que elle tem produzido até hoje, no espaço de tantos annos, é sobejamente conhecida e os seus successos tantas vezes repetidos já podem ser divididos em phases. Isso prova bem a constancia, o merito indiscutivel de um musico que, em todo o curso de uma carreira que elle proprio não sabe avaliar, mostra-se perfeito sempre, estylizado e productivo.
Nazareth, como dissemos, creou um genero da nossa musica: o “tango brasileiro”. Sob este titulo faz-nos elle conhecer as suas principaes composições populares, cuja analyse musical espanta por sua extraordinaria riqueza. Dotado de um grande talento, de uma inclinação nata para a musica, nunca se viu elle a braços com a mais leve difficuldade para compor. Sua inspiração fertilissima jorra repentinamente, sendo o fructo não de um estudo profundo e cuidadoso, mas de uma sensibilidade de grande delicadeza e prompta a aceitar as mais ligeiras manifestações do ambiente. E, por esse mesmo motivo, justo se faz imaginar alguma desordem em sua musica, falhas mesmo. Não haveria, porém, mais crasso engano do que este. A inspiração que lhe chega, repentinamente, encontra uma intelligencia preparada, que sabe colher e desenrolar magnificamente um rapido improviso. E é nesse instante que se nota o principal caracteristico de Nazareth. Seus estudos musicaes, bem orientados a principio, foram depois levados a termo por um esforço proprio, por uma grande força de vontade e, por fim, sufficientemente preparado em musica, o compositor iniciou a serie de suas creações. Os recursos que elle então tira de suas composições, sabendo aliar o seu talento aos seus conhecimentos technicos, formam o principal caracteristico de sua musica: a extraordinaria riqueza e a variedade de effeitos. Nazareth, de um thema curto e apenas interessante, sabe fazer uma peça de espantosa riqueza. E tudo isso dentro de um limite certo, que nos faz admirar, além do inspirado, o technico perfeito.
Uma rapida audição, seguida de uma ligeira analyse de suas principaes peças, não mais nos permitte confundil-as com as demais creações de nossa musica popular. Nazareth poderia chamar as suas peças populares de “maxixes”. Possuem todos os caracteristicos de nossa dansa typica. Mas elle não via em “maxixe” a verdadeira significação de sua musica. O nome de “tango brasileiro” póde, no entanto, ser equivalente ao de “maxixe” estylizado. É um “maxixe” enriquecido de musica.
A musica de Nazareth acha-se espalhada entre quasi quatrocentas (!) composições como tangos, valsas, canções, marchas, etc.
A Odeon, que estreita cada vez mais as relações com os nossos compositores, já dirigiu seus olhos para a musica de Nazareth e vem gravando-a com grande cuidado e freqüência. Uma lista de suas mais recentes composições, aqui indicada, poderá ser encontrada já gravada pela Odeon. Não é preciso accrescentar que ella representa uma excellente amostra da musica de Ernesto Nazareth, que acaba de ser justamente festejado em S.Paulo pelas sociedades paulistana e campineira. Plangente, tango brasileiro, despertou-nos muita attenção, pela sua melodia inspiradissima. Desengonçado e Jangadeiro são duas peças em que podemos notar toda a riqueza musical de Nazareth. Saudades e saudades, marcha de grande pompa e belleza. O famoso Apanhei-te, cavaquinho!..., que tamanho successo registrou em todo o nosso paiz. Feitiço não mata, peça caracteristica e de grande valor. Victoria, a marcha da predilecção do compositor; os tangos Jacaré e Tenebroso e muitos outros que o interesse do publico descobrirá.
PAIZ (O). Rio de Janeiro, 6 de maio de 1928;