Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
CASA DE JULIO MOUSQUÉS (1932)
CASA DE JULIO MOUSQUÉS (1932)
Após algum descanso, Eulina e Maria Mercêdes resolveram passear pela cidade. O maestro não quis sair do hotel; mas as professoras, com certo custo, conseguiram levá-lo com elas.
Já à Rua Ituzaingó, Ernesto viu-se diante da elegante casa de música de Julio Mousqués. Não pensou duas vezes. Entrou e, alí mesmo, diante de pianos tão deslumbrantes, sem nenhuma cerimônia, pôs-se a tocar .
O senhor Julio Mousqués nasceu em Montevidéo no dia 8 de fevereiro de 1861 e morreu na mesma cidade no dia 3 de maio de 1936. Era filho de Pedro Mousqués e de dona Julia Peyrás, os dois de nacionalidade francesa. Foi batizado na Igreja Metropolitana, em 1874. Fundou em 1885 (aproximadamente) sua casa de venda de pianos; primeiro na rua 25 de Maio, esquina de Solís; posteriormente, na rua Ituzaingó 1377 e 1391, esquina de Rincón. Ele trazia os pianos marca Steinway & Sons, Blüthner, Pleyel, Gaveau, etc. Foi um dos primeiros impressores de partituras nacionais (uruguaias).
Julio César Huertas
HUERTAS, Julio César. Correspondência enviada ao autor. Uruguay, 24 de maio de 1996;
Poucos minutos depois, o maestro já estava cercado de gente perguntando quem era ele e que música tocava. Eulina, orgulhosa, explicava tratar-se de seu pai, compositor brasileiro, de passagem pela cidade rumo ao Rio de Janeiro. Era um momento de alegria para todos.