Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
DISCOS PARA CASA EDISON (1930)
DISCOS PARA CASA EDISON (1930)
Em uma terça-feira, 2 de setembro, Nazareth registrou quatro peças suas em dois discos para a Casa Edison (Odeon), pelo então moderníssimo sistema “Verothon”, de gravações elétricas. No primeiro saíram: Lado A - Apanhei-te, cavaquinho! (apresentado como “chôro”, no selo) e L ado B - Escovado. No segundo: Lado A - Turuna e Lado B - Nenê.
Por algum motivo, certamente técnico, o disco contendo essas duas últimas músicas não foi comercializado.
O que eu sei é que foram feitas algumas provas. Naquele tempo, como não existiam fitas, as gravações de experiência eram feitas em discos. O seu Lino, da Casa Mozart, tinha recebido um desses discos das mãos do próprio Nazareth, e colocava pra gente ouvir o Turuna. Depois eu li, num artigo do Aloysio (de Alencar Pinto), que o Catullo também tinha um desses.
Maria Alice Saraiva
SARAIVA, Maria Alice da Silva Pinto. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, 8 de setembro de 1985;
CASA EDISON
Rio de Janeiro
Snr. Ernesto Nazareth
CESSÃO
Pelo presente documento declaro que cedo e transfiro ao Snr. FRED. FIGNER os meus direitos sobre a música da seguinte composição: “APANHEI-TE, CAVAQUINHO” , - - - - Chôro de minha autoria e propriedade, só para o fim de gravar em discos de machinas fallantes, mediante o pagamento de Rs. - - - - - $ 200 (duzentos réis - - - - - - - - - - - ) por face em disco gravado, obrigando-me a fazer boa, firme e valiosa, esta cessão para garantia de exclusividade e direitos do mesmo Snr. FRED. FIGNER como autor da_ referida_ reproducção.
Para effeito de pagamento de sello, dá-se a presente cessão o valor de Rs.1:000$000 (UM CONTO DE RÉIS - - - - ).
Rio de Janeiro, 5 de Setembro de 1930
Ernesto Nazareth
COLEÇÃO HUMBERTO DE MORAES FRANCESCHI. Rio de Janeiro;