Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
DELIGHTFULNESS (1923)
DELIGHTFULNESS (1923)
E pela Casa Carlos Gomes, teve editado o “fox-trot” Delightfulness (“Delícia”), dedicado ao “distincto amigo e collega” Aurelino de Azevedo.
Encontrei dois recortes de jornais, ambos sem datas e somente um identificado, falando a respeito dessa extraordinária composição que só não está incluída entre os maiores sucessos de Nazareth, certamente, por preconceito ao gênero. Vamos a eles:
MAIS UMA PRODUCÇÃO
DE ERNESTO NAZARETH
Uma novidade para piano acaba de ser lançada á venda, e está tendo vertiginosa sahida por isso que se trata de uma producção de Ernesto Nazareth, de quem, no assumpto, basta citar o nome. É um moderníssimo “fox-trot”, sob o titulo de “Delightfulness” (Delicia), e está á venda, entre outras, na Casa Carlos Gomes, á rua do Ouvidor. Á A NOITE Nazareth offereceu um exemplar de sua nova composição.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
DELIGHTFULNESS - O Senhor Ernesto Nazareth, que há tempos deixou de produzir, como outr’ora, frequentemente, as mais melodiosas paginas de musicas de dansa tão caracteristicas como inspiradas, acaba de publicar um “fox-trot” sob aquelle titulo traduzido no vernaculo por “Delicia”. O compositor nacional não pôde fugir á influencia do rythmo avassalador dos adeantados centros mundanos, e dentro desses compassos modernos vasou o seu estro fecundo e celebrisado por uma infinidade de producções genuinamente brasileiras e cuja inversão espontanea e elevado estylo illustraram para todo o sempre o nome do habil virtuose de piano que é o Sr. Ernesto Nazareth.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;