Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
ANUNCIADA A VIAGEM A SÃO PAULO (1926)
ANUNCIADA A VIAGEM A SÃO PAULO (1926)
ERNESTO NAZARETH
A excessiva modestia deste illustre compositor, não consegue esconder totalmente o prestigio que se vem affirmando, há muitos annos, como autor e executor das mais caracteristicas musicas brasileiras.
Ao tempo em que no Brasil só se conheciam os tangos genuinamente nacionaes - isto é, a velha polka languida creada ao sabor do nosso temperamento - já Ernesto Nazareth era conhecido pelo honroso cognome de Rei do tango.
Suas musicas, que elle sempre tocou com o touchet typico, inconfundivel, foram sempre musicas de bella inspiração e brilhante technica pianistica - porque Nazareth nunca foi um compositor vulgar, e ao que sua fantasia prodigiosa creou elle soube alliar um relevo technico assás bizarro, de sorte a tornal-a defesa á execução dos menos aptos conhecedores do teclado.
Com uma bagagem musical de mais de trezentas (sic) peças - algumas das quaes tiveram immensa nomeada - deixava-se, porém, Nazareth ficar esquecido, recusando sempre convites para tournées até na Europa.
Mas, um grupo de apreciadores do illustre pianista compositor, em S.Paulo, acaba de conseguir que Ernesto Nazareth vá brevemente á capital paulista dar algumas audições, que terão, estamos certos, um êxito enorme.
PAIZ (O). Rio de Janeiro, 2 de março de 1926;
MUSICA
ERNESTO NAZARETH
Parte amanhã para S.Paulo, em viagem artistica, o maestro Ernesto Nazareth.
Nazareth é o inspirado compositor da genuina musica brasileira, que há mais de 20 annos goza de um prestigio sempre crescente em nossa sociedade.
Excessivamente modesto, Ernesto Nazareth sempre recusou aceitar innumeros convites de excursão pianistica mas, desta vez, á insistencias de amigos seus e admiradores da capital paulista, irá áquella cidade dar algumas audições.
Não identificado. (s/d);