Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
NASCE THEREZA (1817)
NASCE THEREZA (1817)
Aos 15 de outubro, no Rio de Janeiro, nasceu o primeiro filho de João Baptista e Joanna Leonísia: Thereza de Jesus Maria Soares de Meirelles.
Casada, em 20 de maio de 1833, com Matheus Gomes do Val, patriarca da Família Gomes do Val no Brasil. Homem de grande fortuna e fazendeiro em Valença, nascido no Bispado de Lisboa, em 28 de janeiro de 1806, filho de José Gomes da Silva e Mariana Ribeiro do Val. Dona Thereza faleceu em 16 de janeiro de 1891, aos 73 anos, e Matheus em 20 de Janeiro de 1890, em sua Fazenda Cachoeira, em Rio das Flores. Deixou vasta e ilustre descendência.
Anamaria Nunes
NUNES, Anamaria. Depoimento enviado ao autor por e-mail. RJ, 16 de abril de 2005;
Lembro-me de minha avó Thereza, como se a estivesse vendo e ouvindo. Era alta, morena, de olhos negros e cabelos ondeados, que trazia presos na rede, penteados a Second Empire. Vencera, incólume, os seus quinze partos e aproveitava sua boa saúde numa atividade quotidiana que durou muitos anos. (...) Uma particularidade, quanto à mudança de costumes na sociedade brasileira: as senhoras não fumavam naquele tempo senão poucas, creio, e com certo recato. Em público, só as pretas pitavam o fumo aceso em cachimbos de barro com tubos de gramínea. O cigarro era privilégio masculino; mas, constantemente violado, à puridade, está visto. Quando minha avó se recolhia ao quarto, depois dos afazeres do dia, as mucamas lhe preparavam, na mesa próxima à porta, um cigarro de palha, que ela fumava já deitada, pensativa. (...) Hoje é com graça e faceirice que o belo sexo acende um cigarro e sopra a fumaça.
Fernando Luiz Vieira Ferreira
VIEIRA FERREIRA, Desembargador (Fernando Luiz). Cachoeira e Porangaba. Escola Industrial Dom Bosco. Niterói, 1951;