Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
O COLÉGIO DO PADRE BELMONTE (1877)
O COLÉGIO DO PADRE BELMONTE (1877)
Ernesto Nazareth achava-se, nesse ano, fazendo seu curso propedêutico junto ao Collegio S. Francisco de Paula, à Praça da Constituição (depois, Praça Tiradentes), nº 45, “antigo Largo do Rocio”. Eram seus diretores os padres Joaquim Ferreira da Cruz Belmonte e Francisco Ignácio de Christo.
O sobrado de três pavimentos, que pertenceu ao Visconde de São Salvador de Mattosinhos, passou por importante reforma na primeira década do século XX, vindo a receber as instalações da “Brasilianische”, ou Companhia Telephonica. Hoje, no mesmo endereço, desponta um pavoroso prédio pertencente a Telemar.
Eu sei que o prédio da Praça Tiradentes existiu, pelo menos, até o ano da morte do Getúlio Vargas. Pois, no dia em que ele morreu, houve grande tumulto nas ruas da cidade e teve gente que correu pra se esconder nele. Eu fazia ali, e também no prédio da Visconde de Inhaúma, o meu curso de telefonista, conseguido pela Dona Jandira Mendes, madrinha de minha irmã Jureminha, e que era chefe de alguma coisa lá na Companhia Telefônica.
Therezinha Moreno Bicalho
BICALHO, Therezinha Moreno. Entrevista concedida ao autor. RJ, 25 de setembro de 2004;
Em 1869, o educandário ainda funcionava à Rua da Conceição, nº 7, conforme o anúncio transcrito abaixo:
COLLEGIO DE MENINOS.
COLLEGIO S. FRANCISCO DE PAULA
ESTABELECIDO Á
7 RUA DA CONCEIÇÃO 7
Este estabelecimento acha-se nas apropriadas circumstancias de realizar dignamente os fins a que se destina. Em todas as suas proporções e condições de hygiene, em todos os seus arranjos e disposições necessarias para se exercer uma fiscalisação sempre vigilante sobre a moralidade e pureza de costumes dos alumnos, póde o Collegio S. FRANCISCO DE PAULA offerecer á inspecção e exame do publico e ás escrupulosas exigencias dos pais e mãis de familia, um estabelecimento merecedor de sua protecção.
Reconhecendo a direcção o incoveniente que resulta para a disciplina da agglomeração de todas as idades em um só estabelecimento, resolveu não admittir alumnos internos de mais de quatorze annos na occasião de sua entrada.
O asseio e limpeza do corpo e vestuario dos alumnos, todas as attenções e cuidados com estes, quer no seu estado de saude, quer em casos de enfermidade, mereceráõ especial desvelo da direcção e de pessoas destinadas sómente a este fim; de sorte que póde a direcção garantir aos pais e mãis de familia a completa satisfação de seus desejos.
O ensino divide-se em primario, secundario e de bellas-artes.
O primario consta de - Leitura, Calligraphia, Arithmetica Pratica, Doutrina Christã, Civilidade, Grammatica da lingua nacional e analyse grammatical e logica dos classicos, principios de moral e de historia e topographia do Brasil, e elementos de Geographia.
O secundario compreende - Latim, Francez, Inglez, Portuguez, Phylosophia racional e moral, Mathematicas elementares, Chronologia, Historia Universal, Rhetorica e Poetica, Litteratura geral.
As Bellas-Artes são - Desenho, Piano, Canto, Dança e Gymnastica.
Os alumnos são: pensionistas, meio-pensionistas e externos.
As pensões serão pagas por trimestres adiantados, sendo:
Pensionistas........................................................................................120$000
Meio-Pensionistas (1ª Classe)............................................................80$000
“ “ (2ª “ ).................................................................60$000
Externos................(1ª Classe)............................................................30$000
“ (2ª “ )................................................................30$000
O ensino de - Bellas-Artes - é independente da pensão.
O trimestre começado é pago por inteiro sem soffrer desconto algum por ausencia ou ferias e o alumno será considerado pertencendo ao collegio até que participe a sua retirada.
Além de pensão, os pensionistas pagaráõ por uma só vez, na occasião da entrada, a quantia de 40$ pelo uso do leito, lavatorio, guarda-roupa, etc. Os pensionistas que adoecerem serão tratados no estabelecimento se assim convier a seus pais ou correspondentes, correndo por conta destes as despezas de medico e botica.
O estabelecimento encarrega-se da lavagem da roupa dos alumnos mediante a quantia de 24$ por trimestre.
ENXOVAL
O alumno pensionista deverá trazer para o collegio a roupa precisa para tres mudas por semana. Roupa de cama, toalhas, etc., o que baste para duas mudas semanaes.
PARA SAHIR
Uma sobrecasaca ou jaqueta de panno ou casimira preta, um chapéo ou bonet, um par de calças pretas, dous de calças brancas, um collete preto e dous brancos, duas gravatas de seda preta e um par de botinas.
Além disso deverá trazer dous pares de sapatos, escovas de fato, cabellos e dentes, uma tesoura de unhas e um pente de alisar.
Rio de Janeiro, 1º de Janeiro de 1869.
ALMANAQUE LAEMMERT. Brazilian Government Document Digitization Project Almanak Laemmert (1844/1889). Andrew W. Mellon;