Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
NASCE FERNANDO (1898)
NASCE FERNANDO (1898)
Aos 16 de março, sábado, veio ao mundo o primeiro e único filho do casal Vasco Lourenço e Joanna Leonísia: Fernando de Meirelles Nazareth; passando, ele, a contar com três irmãos por parte de pai (“Vasquinho”, Ernesto e “Dodoca”) e um por parte de mãe (“Lulu”). Havia, também, os três enteados de “Joanninha”: Francisco (“Chico K. Andô”), Antonio (“Tiní”) e Antonietta (“Tatá”).
Esse “Chico K. Andô” (Francisco Leal) era meu tio, irmão de meu pai (Luiz Francisco Leal, o “Lulu”), por parte de pai. Ele era músico popular, e todas as vezes que queria saber notícias de tio Ernesto, por intermédio de meu pai, ele perguntava assim: “ - Meu irmão (“Lulu”), como vai o irmão (Ernesto) do seu irmão (Fernando) que não é meu irmão?...”
Paulo de Tarso Leal
LEAL, Paulo de Tarso. RJ, 1995;
Quanto ao nome Fernando, Vasco Lourenço possuía, tanto por parte de pai quanto de mãe, um tio chamado Fernando, vindo, daí, como homenagem a pelo menos um destes dois, a origem do nome da criança.
Depois do nascimento do menino, “Joanninha”, sem condições para continuar à frente do colégio, viu-se obrigada a passar seu educandário às mãos da amiga Dona “Lalá” Goulart e suas três sócias: Dona Pequetita e as irmãs Aída e Leonor Leal (Jourdan).