Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
MIÉCIO HORSZOWSKI (1924)
MIÉCIO HORSZOWSKI (1924)
Mieczyslaw Horszowski nasceu em Lvov, Polônia, aos 23 de junho de 1892. Recebeu suas primeiras lições de piano de sua mãe, que foi aluna de Karol Mikuli, ex-discípulo de Chopin. Em Viena, estudou com Theodor Leschetizky que, por sua vez, foi pupilo e protegido de Karl Czerny, antigo professor de Beethoven e Liszt. Em 1900, aos oito anos, começou a excursionar por toda Europa na condição de menino-prodígio. Cinco anos depois, iniciou estudos com Gabriel Fauré, conhecendo, na mesma época, em Nice, Camille Saint-Saëns. No ano seguinte, 1906, encontrou-se com Arturo Toscanini e Pablo Casals, tornando-se amigo pessoal de ambos.
Em 1909, Mieczyslaw, aqui carinhosamente rebatizado de “Miécio”, participou, juntamente com Arthur Napoleão e Paulina D’Ambrósio, dos três primeiros recitais de piano e piano e violino realizados no palco do recém-inaugurado Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 30 de outubro, 9 e 30 de novembro, respectivamente.
Na década de 1910, deu seu primeiro recital em Viena. E poucos anos mais tarde, já excursionava pelas Américas do Norte. Em 1911, Horszowski interrompeu sua carreira para devotar-se ao estudo de Literatura, Filosofia e História da Arte, em Sorbonne, Paris. E após o término da I Grande Guerra, por insistência de Casals, retornou aos concertos, estabelecendo-se em Milão, Itália.
Fez inúmeras excursões ao Brasil, tendo sido exatamente depois de uma dessas que, ao invés de retornar à Europa, rumou aos Estados Unidos da América, onde passou a residir até sua morte, aos cem anos, na Filadélfia, em 22 de maio de 1993. Entre seus mais importantes alunos podemos destacar: Seymour Lipkin, Anton Kuerti, Peter Serkin, Murray Perahia e Richard Goode.
Aos 14 de outubro de 1924, apresentou-se no Salão do Instituto Nacional de Música. E transcrevo, agora, uma crítica a esse respeito:
No mesmo salão appareceu-nos, pela segunda vez, o pianista Miecio Horszowski, na noite de 14 de outubro, com um programa em que figuraram Mozart (Sonata em si bemol), Chopin (as quatro Balladas), Debussy (Children’s Corner) e Frank (Preludio, Choral e Fuga).
Miecio deu-nos ainda dois concertos, sendo o ultimo, no Theatro Municipal, consagrado a Chopin, mas foi nesse segundo que elle colheu os seus melhores applausos, não tendo podido emprestar aos demais, por motivos diversos, senão uma parcella do seu exhuberante temperamento.
Miecio só toca bem em presença de grande e fervilhante publico. Sua arte parece estar adstricta ao numero de seus ouvintes. Foi esta a razão porque o seu recital Chopin sahiu tão pouco chopiniano.
Quando cá esteve, em novecentos e poucos, era um enfant prodige. Hoje é grande pianista, comquanto fique áquem de alguns outros grandes também...
Nelson
BRASIL MUSICAL. Anno II - nºs. 35 e 36. Rio de Janeiro, 15 e 30 de setembro de 1924;