Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
“VASQUINHO” - TUBERCULOSO
“VASQUINHO” - TUBERCULOSO
Vasco Lourenço da Silva Nazareth Júnior, há algum tempo, vinha apresentando sintomas típicos de um estado “gripal”, a respeito do qual repetia sempre para a esposa a seguinte frase:
- Assim como fácil veio, fácil vai...
NAZARETH SISTON, Julita. Entrevista concedida ao autor. Rio de Janeiro, s/d;
Porém, sua saúde foi piorando muito, pois a tal “gripe” tratava-se de coisa muito séria: “Vasquinho” estava tuberculoso!...
Diagnosticada a doença, o desespero na família foi geral. Não havia cura e tampouco dinheiro para mandá-lo a um sanatório a fim de, pelo menos, ter seus últimos dias acompanhados por cuidados especializados.
Pediu-se, então, ajuda ao tio e padrinho Francisco Antunes Nazareth, que recusou-se a prestá-la!... Todavia, Ernestina e Alice, ambas filhas de tio Chico, passaram a ajudar secretamente o primo doente enviando-lhe frutas, legumes e verduras colhidos de sua chácara. “Zizinha” acomodava tudo em uma cesta que era deixada em determinado ponto da cerca da propriedade quando, à noite, alguém da parte de “Vasquinho” ia buscar.
Sempre fiquei intrigado com o fato de Francisco Antunes, então vice-presidente das loterias da Capital Federal, e homem de muitas posses, jamais ter ajudado o sobrinho. E logo ele, cuja filha Alice também padecia do mesmo mal... Quais teriam sido as razões?...