Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
NAZARETH OU TUPYNAMBÁ?
NAZARETH OU TUPYNAMBÁ?
Outra coisa que me chamou a atenção nesse recital de Nazareth foi a cobrança de ingressos. Isto, inclusive, me levou ao seguinte questionamento: teria sido o “rei do tango” o primeiro artista brasileiro a se apresentar diante de público pagante interpretando somente obras da própria autoria?...
Mais tarde, contudo, descobri que não, pois Marcello Tupynambá, dois anos antes, em 3 de fevereiro de 1924, às 21 horas, já havia tocado composições suas em recital no Salão Germânia, também em São Paulo, sendo “os ingressos para esse festival de arte encontrados nas casas Sotero e Di Franco.”
Mas, se Nazareth não foi o primeiro (assim como não tenho provas definitivas quanto à “primazia” de Tupynambá), pelo menos seu posicionamento entre os primeiros é inquestionável; lembrando-nos, ainda, que nas respectivas ocasiões quem pagou para ouvir o carioca só ouviu ele, e quem fez o mesmo para apreciar o nobre filho de Tietê (SP), encontrou-o ao piano não como solista, mas, sim, acompanhante de Edgard Arantes Franco, jovem tenor, ilustre e desconhecido.
BRASIL MUSICAL. Anno II - nºs. 23 e 24. Rio de Janeiro, 10 a 25 de março de 1924;