Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
O PIANO DO WALDEMAR (1932)
O PIANO DO WALDEMAR (1932)
O piano da casa do Waldemar está
aberto a sua espera para estudar.
Lá esta só o criado com ordem de
receber o Snr. e tratar muito bem.
Em nenhum logar ha mais socego
que lá. Quer ir já?
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
ARTES E ARTISTAS
ERNESTO NAZARETH
Procedente do Rio de Janeiro, acha-se nesta capital o pianista Ernesto Nazareth. Este artista brasileiro é o mais puro estylista de tangos, chôros e polkas genuinamente brasileiros. Não ha quem não conheça as suas composições, que traduzem bem o temperamento nosso, tão farto de poesia e romantismo.
Relembrando “Apanhei-te, cavaquinho!”, polka-chôro, que foi escripta já ha muito tempo por Ernesto Nazareth e que até então vive entre nós, aproveitamos o ensejo para falar áquelles que não o conhecem ainda, annunciando o seu concerto, que se realizará quinta-feira vindoura, na Sala Beethoven. Esta composição, a que nos referimos, é uma perfeita imitação de um chôro de flautim acompanhado por “cavaquinho” e a harmonia e rythmo que mostra esta peça é feita com elementos puramente nossos. Ernesto Nazareth, além de compositor, é instrumentista de technica muito clara e sentimento requintado. Entradas á venda, na Casa Beethoven.
JORNAL DA MANHÃ. Porto Alegre, 24 de janeiro de 1932;
VIDA ARTISTICA
O PROXIMO CONCERTO
DE ERNESTO NAZARETH
Cresce, dia a dia, o entusiasmo em torno do concerto que o maestro Ernesto Nazareth levará a efeito quinta-feira proxima. Os ingressos, que se acham á venda na Casa Beethoven, tem tido grande procura, pelo que se prevê o grande sucesso. Aliás, Ernesto Nazareth bem merece que os nossos meios artisticos o prestigiem, pois é um dos expoentes da musica nacional, quer como compositor, quer como executante.
ESTADO DO RIO GRANDE (O). Porto Alegre, 25 de janeiro de 1932;