Capítulos

“MALY” & JOAQUIM (1920)

MAGNÍFICO (1920)

NÃO VOU N’ISSO (1920)

LUCÍLIA D'ALINCOURT FONSECA

NOCTURNO (1920)

HYMNO DA ESCOLA PEDRO II (1920)

MARIAZINHA SENTADA NA PEDRA!...

DISCOGRAFIA (1920)

NASCE MARIA CECÍLIA (1921)

ALOYSIO DE ALENCAR PINTO (1921)

GEMENDO, RINDO E PULANDO (1921)

ARROJADO (1921)

PAIRANDO (1921)

JACARÉ (1921)

CHEGAM AO RIO OS REIS DA BÉLGICA (1921)

O QUE HÁ? (1921)

XANGÔ (1921)

ELEGANTÍSSIMA (1926)

ATLÂNTICO (1921)

THEODORA AMÁLIA - 70 ANOS (1922)

MEIGO (1922)

PORQUE SOFFRE?... (1922)

1922 (1922)

LITTLE BOY (1922)

ARTHUR BERNARDES VERSUS NILO PEÇANHA (1922)

ADOLPHO BLOCH

A “REVOLTA” DO FORTE DE COPACABANA (1922)

MARCHA HERÓICA AOS 18 DO FORTE (1922)

O CÃOZINHO PIERROT

PIERROT É ESQUECIDO!...

PÁSSAROS EM FESTA (1922)

JANGADEIRO (1922)

O FUTURISTA (1922)

LUCIANO GALLET

INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA (1922)

FORA DOS EIXOS

HYMNO DA CULTURA DE AFETO ÀS NAÇÕES (1922)

HYMNO DA ESCOLA FLORIANO PEIXOTO

IMPROVISO

ERNESTO NAZARETH - 60 ANOS (1923)

MORRE MEIRELLES FILHO (1923)

TUDO SOBE... (1923)

DELIGHTFULNESS (1923)

FESTIVAL GLAUCO VELÁSQUES (1923)

ESCORREGANDO (1923)

DI CAVALCANTI (1924)

ARTIGO DE DARIUS MILHAUD (1924)

RADAMÉS GNATTALI (1924)

BRÍCIO DE ABREU

SEGUNDO ENCONTRO DE MIGNONE COM NAZARETH (1924)

ASSIS MEMÓRIA (1924)

MIÉCIO HORSZOWSKI (1924)

CRISE ENTRE OS GRAVADORES DE MÚSICA (1924)

O ALVORECER (1924)

DUAS “SAUDAÇÕES” (1924)

CASA VIEIRA MACHADO - NOVO PROPRIETÁRIO (1925)

ALZIRA MARIATH

EXTASE E NAZARETH

MORRE FRANCISCO ANTUNES (1925)

IBERÊ & ZILDA (1925)

YOLANDA (1925)

ANUNCIADA A VIAGEM A SÃO PAULO (1926)

VIAGEM A SÃO PAULO (1926)

EM CASA DE JORGE FRAGOSO (1926)

SÃO PAULO E A MÚSICA

LUIGI CHIAFFARELLI

AS CASAS DE MÚSICA PAULISTAS

SOROCABA (1926)

TATUÍ (1926)

JACINTHO SILVA (1926)

CARMEN TEIXEIRA E SILVA

LUIZ DE GONZAGA SILVA

MOACYR SILVA

PARAÍSO E FACEIRA

ARMANDO PINTO (1926)

REUNIÃO EM CASA DE ARMANDO PINTO (1926)

JAVERT VIEIRA DA SILVA

O PIANO DE ERNESTO NAZARETH (1926)

CLÁUDIO AUGUSTO CAMARGO PINTO

ANUNCIADO RECITAL DO COMPOSITOR EM CAMPINAS (1926)

PRIMEIRA AUDIÇÃO EM SÃO PAULO (1926)

SYLVIO MOTTO (1926)

ERNANI BRAGA (1926)

CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 1º CONCERTO (1926)

CAPRICHO E POLONESA

NAZARETH OU TUPYNAMBÁ?

A PRIMEIRA ENTREVISTA EM SÃO PAULO (1926)

“ERNESTINHO” & ESTHER (1926)

FRANCISCO ASSUMPÇÃO LADEIRA

EXTASE E PAULICÉA... (1926)

MAESTRO GAÓ

CAMPINAS (1926)

CLUB SEMANAL DE CULTURA ARTÍSTICA (1926)

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA DO PIANO

CASA BEVILACQUA (1926)

ATÉ QUE ENFIM - 1ª COMPOSIÇÃO EDITADA EM SÃO PAULO (1926)

OUTROS QUATRO “FOX-TROTS”

DESENGONÇADO - 2ª COMPOSIÇÃO EDITADA EM SÃO PAULO (1926)

CRUZEIRO (1926)

JANOTA - 3ª COMPOSIÇÃO EDITADA EM SÃO PAULO (1926)

PROEMINENTE - 4ª COMPOSIÇÃO EDITADA EM SÃO PAULO (1926)

QUEBRA CABEÇAS - 5ª COMPOSIÇÃO EDITADA EM SÃO PAULO (1926)

CELESTIAL (1926)

ERNESTO & THEODORA AMÁLIA - 40 ANOS (1926)

CONFERÊNCIA DE ANDRADE MURICY (1926)

CLUB CAMPINEIRO - 1º CONCÊRTO (1926)

CARTA AO “ALMIRANTE”

CENTRO DE SCIENCIAS, LETRAS E ARTES (1926)

JACINTHO EM SANTOS

SUBSCRIÇÃO DO PIANO (1926)

CLUB CAMPINEIRO - 2º CONCÊRTO (1926)

DE VOLTA À SÃO PAULO (1926)

CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 2º CONCERTO (1926)

PRESTANDO CONTAS

EM CASA DE JORGE FRAGOSO (1926)

CARTÃO DE “ERNESTINHO” (1926)

CARTA DE “ERNESTINHO” (1926)

UM APARTAMENTO...

CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 3º CONCERTO (1926)

CARTA A NOÊMIA DO NASCIMENTO GAMA (1926)

MORRE MÁRIO NAZARETH (1926)

AMOR E INTRANSIGÊNCIA

MORRE “ZIZINHA” (1926)

THEATRO MVNICIPAL (1926)

MÁRIO DE ANDRADE

REUNIÃO EM CASA DE FRANCISCO ARAÚJO (1926)

ALFAIATE LOURENÇO UNTI (1926)

MORRE MARINA (1926)

RUA SIQUEIRA CAMPOS (1926)

CARTAS DE AGRADECIMENTO DA FAMÍLIA NAZARETH (1926)

REUNIÃO EM CASA DE NESTOR PESTANA (1927)

NASCE “ELZINHA” (1927)

A FAMÍLIA DE “ELZINHA”

UM ACRÓSTICO - UMA SAUDADE...

PREPARATIVOS PARA A DESPEDIDA DE NAZARETH (1927)

CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL - 4º CONCERTO (1927)

CARTÃO DO PENSIONATO SANTO ANTONIO (1927)

EM CASA DA FAMÍLIA LA S’CALÉA (1927)

NAZARETH RETORNA AO RIO (1927)

CUBANOS (1927)

“ELZINHA” É BATIZADA (1927)

PRIMEIRA CARTA DE J. B. VASQUES (1927)

MARCHA FÚNEBRE (1927)

SEGUNDA CARTA DE J. B. VASQUES (1927)

TERCEIRA CARTA DE J. B. VASQUES (1927)

SÓ NO NAZARETH

SARAH BENGIO

DESFAZ-SE UMA SOCIEDADE (1927)

ROBERT DONATI

PRIMEIRA CARTA DE DONATI (1927)

DISCOGRAFIA (1927)

NASCE LÊDA (1927)

PAULO TAPAJÓS

GASTÃO PENALVA

ARACY & PEDRO (1928)

SEGUNDA CARTA DE DONATI (1928)

SUTIL (1928)

IPANEMA (1928)

CAVAQUINHO, POR QUE CHORAS? (1928)

NASCE PEDRO PAULO (1928)

DISCOGRAFIA (1928)

VICENTE CELESTINO & FRANCISCO ALVES

A VOZ DO AMOR

MORRE “JOANNINHA” (1928)

INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA (1929)

CARMEN MIRANDA (1929)

O VIOLÃO (1929)

A DÉCIMA NONA MORADA (1929)

MORRE THEODORA AMÁLIA (1929)

DOIS CARTÕES (1929)

A VIGÉSIMA MORADA (1929)

TRÊS VIZINHOS

ELZA LACERDA FRANCO DE ABREU

ATALIBA GALVÃO NETTO

ESMERALDA DE ALMEIDA MONTEIRO

ESCOLA JOSÉ DE ALENCAR

LÍLIAN DE SOUZA CARVALHO LUCCHETTI

NO JARDIM

IVNA MENDES DE MORAES DUVIVIER

GABRIELLA MUDA-SE PARA BOTAFOGO (1929)

EXHUBERANTE (1929)

CRISES EM PENCA!... (1929)

TANGO-HABANERA

COMMIGO É NA MADEIRA

HENRIQUETA BRIEBA

FRANCISCO ALVES (1929)

ABRAHAM MEDINA

FEITIÇO NÃO MATA

Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida

CONFERÊNCIA DE ANDRADE MURICY (1926)

CONFERÊNCIA DE ANDRADE MURICY (1926)

No dia seguinte, 15 de julho, quinta-feira, mais dois importantes fatos passaram a fazer parte da história de Ernesto Nazareth. O primeiro aconteceu no Rio de Janeiro: a palestra proferida pelo jovem escritor e futuro crítico musical José Cândido de Andrade Muricy, sendo, essa (daí a sua importância), a primeira vez em que se procurou levar a público uma análise mais cuidadosa da obra do ilustre artista.

 

PELO MUNDO DA MÚSICA

ANTIQUALHAS NAZARETHIANAS

Ernesto Nazareth estava em São Paulo, onde se demorou de abril de 1926 a março de 1927. Adelino Magalhães, o extraordinário escritor e ficcionista de “Visões, cenas e perfis”, promovia uma série de conferências no salão do Centro Paulista (do Rio de Janeiro); mais tarde continuadas na Biblioteca Nacional, e que tiveram grande repercussão. Convidado a participar da série, optei por um tema musical. (...) Naquele 15 de julho, um ano antes regressara eu de longa estada na Europa, e acabava de publicar o meu romance “A festa inquieta”. (...) O convite amigo de Adelino Magalhães reconduziu-me a Nazareth, e, atrevido, lancei o tema: “Ernesto Nazareth, compositor clássico”. Não sei o que na época se pensou desse aparente despropósito. Dei a conferência à “Gazeta de Notícias”, onde foi julgado excessivo o teor do tema: o qualitativo “clássico”, considerado paradoxal, foi suprimido do título; da conferência, muito extensa para o jornal, foi amputada, por inteiro, a parte crítica e a análise da obra. Ainda assim, esse modesto documento abre a série de conferências e de estudos referentes a Nazareth. (...) Do que sobrou da minha modesta palestra reproduzirei a seguir, 36 anos depois de parcialmente publicada, alguns trechos que parecem ser de atualidade. Estes:

“Eis porque pianistas com medalha de ouro e prêmio de viagem não são capazes de executar decentemente um tango brasileiro; eis porque tantos finos artistas estão com senso rítmico viciado pelos rítmos regulares, e impossibilitados de reproduzirem com segurança e precisão um rítmo brasileiro característico, o rítmo sincopado.

Por isso, é, ainda neste momento, angustiosa a situação, entre outras, da obra de Ernesto Nazareth, no quadro social de nossa vida musical.

Ernesto Nazareth é um precursor admirável. Advinha mais do que qualquer outro compositor nosso, as possibilidades da música brasileira. Tem a intuição nítida duma técnica brasileira, dum colorido nosso, quente, envolvente, dum movimento alerta e numeroso.

Criou técnica sua, personalíssima. Limitou a sua inspiração a breves e desnudados desenvolvimentos, apesar dum senso de ornamentação que genèricamente o aparenta a um Chopin e a um Albéniz.

Nazareth é uma espécie de Granados rústico, mas quão mais variado em seus acentos, quão mais profundo em certos dos seus achados harmônicos!

Executem-se corretamente, e com verve, “Digo” ou “Favorito”, de Nazareth, e depois ouçam-se as “Saudades do Brasil”, de Darius Milhaud, um dos líderes da música francesa e moderna. Que diferença, da sinceridade aguda, pungente, direta, de Nazareth, para os arranjos artificiosos e magros de Milhaud. E este, entretanto, é um grande técnico e aquele, o nosso, um músico de subúrbios, que é proibido de tocar.

O desprêso, melhor, a ignorância, está na esfera intermédia, na música do Instituto e na professôra que do Instituto saiu. Essa é que, no trabalho ingente de integração da alma nacional, nada advinha ainda, nem dos alicerces humildes em que ela se fundamenta.

(...) Hoje... Hoje? Hoje só os “pianeiros”, os tocadores que se deixam contratar para bailaricos suburbanos ( - como isso tudo passou... - ) sabem tocar Nazareth, vencendo a técnica, por vezes árdua e complicada que tal execução exige. Nossos pianistas de salão ( - não mais existem... - ) e de concertos sabem reproduzir rítmos russos e escandinavos, e são incapazes de reproduzir os nossos.

Se amanhã vier a ser criada a nossa grande música nacional, os intérpretes estarão desarmados, terão de refazer a técnica especial que Donga e Pixinguinha possuem quase com genialidade.”

Andrade Muricy

JORNAL DO COMMERCIO. Pelo mundo da música; antiqualhas nazarethianas. José Cândido de Andrade Muricy. Rio de Janeiro, 13 de março de 1963;