Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
FORTE DE SÃO JOÃO
FORTE DE SÃO JOÃO
Gabriela Cruz Fagundes, como sabemos, foi aluna de Nazareth desde os primeiros anos do século XX, tornando-se, posteriormente, uma amiga inseparável.
Por volta de 1930, Gabriela já não residia no bairro de Botafogo, mas, sim, no de Cascadura, à Rua Coronel Rangel (depois Avenida Ernani Cardoso), nº 150, com o esposo Marcolino Fagundes, General de Artilharia, e as filhas Nair e Zilah.
Ernesto, sempre que podia, pegava um trem e ia visitar a amiga. E, certa feita, encontrando-a de saída, fez questão de acompanhá-la até o seu destino: o Forte São João, na Urca, onde Marcolino era o Comandante. Um primo do militar, visitando-o no mesmo dia, maliciosamente perguntou-lhe se não tinha receio de toda aquela amizade entre o pianista e Gabriela, recebendo a seguinte resposta:
- Ah!... Com o Nazareth, eu não preciso me preocupar!...
CARVALHO, Nair. Entrevista concedida ao autor. RJ, 16 de julho de 1984;
Contudo, a chegada do compositor foi um acontecimento, pois alguns oficiais, ao tomarem conhecimento da presença de tão ilustre personalidade, arranjaram um piano por lá mesmo e o maestro acabou tocando para eles a tarde toda.
Essa amizade entre minha mãe e Ernesto Nazareth realmente sempre foi motivo de comentários. Diziam, até, que eu era filha dele!...
Nair Carvalho
CARVALHO, Nair. Entrevista concedida ao autor. RJ, 16 de julho de 1984;