Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM FONÓGRAFO (1878)
A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM FONÓGRAFO (1878)
O Phonographo trata-se de um aparelho inventado pelo norte-americano Thomas Alva Edison (1847/1931) que fixava, conservava e reproduzia os sons gravados em forma de sulcos sob a superfície de um cilindro. O Gramophone, por sua vez, é uma máquina similar, mais moderna, na qual eram utilizados discos no lugar de cilindros.
Em julho de 1878, na Corte, em um edifício pertencente a uma tal “Escola da Freguezia da Gloria” (instituição que vinha organizando, desde 1872, conferências pedagógicas e debates de interesse público), fez-se ouvir pela primeira vez no Brasil a reprodução da voz humana por intermédio de um fonógrafo.
Já em novembro, do ano seguinte, com entrada paga, encontrava-se à Rua do Ouvidor, nº 151, em funcionamento, um fonógrafo de cilindro semelhante ao da “Escola da Freguezia da Gloria”, ou talvez o mesmo. Não se conhece, entretanto, o nome do estabelecimento onde se deu o fato e que pode ter sido alugado só para esse fim. E segundo nos informa um anúncio publicado na Gazeta de Notícias, do dia 3 do corrente, a dita “machina” fala, canta, ri, chora, ladra, mia e toca solos de pistom...