Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
JACINTHO SILVA (1926)
JACINTHO SILVA (1926)
De volta à capital paulista, Ernesto viu-se diante de um contratempo: alguém da família Fragoso ficou doente, necessitando convalescer em ambiente silencioso. Pensou-se, então, na hospedagem do maestro junto a algum hotel ou pensão; o que certamente comprometeria o modesto orçamento do artista.
Mas, a partir do dia 27 de abril, já o encontramos acomodado em casa do editor Jacintho Silva, também amigo do Doutor Fragoso e residente, àquela época, no bairro do Paraíso, à Rua Sampaio Vianna, nº 6.
Jacintho Cáceres Teixeira e Silva nasceu no bairro de São Christóvão, na Corte do Império brasileiro, por volta de 1873, e faleceu em São Paulo, capital, em 1946. Quando moço, trabalhou com o célebre livreiro-editor H. Garnier, estabelecido à Rua do Ouvidor, nº 71, desenvolvendo, a partir dalí, seu amor pelos livros. Por volta de 1915, mudou-se com esposa e prole para a terra dos bandeirantes, onde fundou, pouco tempo depois, a editora e livraria “O Livro”, ponto de encontro de muitos intelectuais. O pintor Emiliano Di Cavalcanti, por exemplo, fez no foyer desse estabelecimento sua primeira exposição de quadros a óleo.
Já em o novo endereço, Ernesto passou a conviver com, pelo menos, nove pessoas: o casal Jacintho e Eulíbia mais seus filhos Victor, Carmen, Jacinthinho, Hilda, Dulce, Moacyr (de quem me tornei amigo) e Luiz de Gonzaga.