Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
HYMNO DA ESCOLA PEDRO II (1920)
HYMNO DA ESCOLA PEDRO II (1920)
A partir desse ano, certamente atendendo a pedido da filha Eulina, Ernesto Nazareth escreveu uma pequena série três de hinos escolares (inéditos) dedicados à Escola D. Pedro II. O primeiro, e único datado, foi o Hymno da Escola Pedro II , com letra de Maria Mercêdes Mendes Teixeira e apresentando, em seus dois manuscritos, respectivamente, as seguintes dedicatórias: “aos Excelentissimos Drs. Milciades Mario de Sá Freire e Raul Leitão da Cunha” e “offerecido á Escola Pedro II”. O segundo, intitulado Pedro II , reverencia a memória do “monarcha” D. Pedro II, ex-Imperador do Brasil. E, finalizando, Fraternidade (manuscrito incompleto), hino-infantil em “homenagem a Escola D. Pedro II”.
Quanto aos homenageados nas dedicatórias podemos dizer o seguinte: Milcíades Mário de Sá Freire nasceu no Rio de Janeiro em 1870. Formado em ciências jurídicas pela Faculdade de São Paulo, conquistou vaga no Senado Federal, em 1909, e assumiu a prefeitura do Distrito Federal, em julho de 1919, por nomeação do presidente Epitácio Pessoa (1919-1922). Em sua gestão, pôs ordem na situação financeira do Município, refreando o ritmo das obras públicas. Deixou o cargo em junho de 1920. Por sua vez, primeiro professor catedrático de Anatomia e Fisiologia Patológicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Raul Leitão da Cunha (1881-1947) também foi Diretor e Reitor dessa mesma instituição. Político de grande prestígio, ainda dirigiu a Instrução Pública, a Saúde Pública, além de deputado na Assembléia Constituinte, em 1933.
COLEÇÃO EULINA DE NAZARETH - Divisão de Música e Arquivo Sonoro (DIMAS) / Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro;
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
(...) Também fez Ernesto Nazareth outro hino, esse para a Escola D. Pedro II, sendo diretora sua filha, professôra Eulina de Nazareth, que embora escrevendo música popular a produziu mais alevantada entre os congêneres do Brasil.
Mariza Lira
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Brasil sonoro; o tango brasileiro. Mariza (Maria Luiza) Lira (de Araújo). Rio de Janeiro, 22 de agosto de 1957.