Ernesto Nazareth - Vida e Obra - por Luiz Antonio de Almeida
PREPARATIVOS PARA A DESPEDIDA DE NAZARETH (1927)
PREPARATIVOS PARA A DESPEDIDA DE NAZARETH (1927)
E para que a tournée de Ernesto Nazareth se encerrasse com “chave de ouro”, seus admiradores procuraram organizar mais alguns eventos em sua homenagem, sendo o principal deles o recital no Conservatório Dramático e Musical.
A data primeiramente marcada e muito divulgada pela imprensa foi 24 de fevereiro. Depois, não sabemos o motivo, transferiu-se o concerto para o dia 7 de março. E quanto ao aluguel do salão, pago pelo próprio compositor, no mesmo dia do recital, este saiu por 180$000 (cento e oitenta mil-réis), segundo recibo.
COLEÇÃO LUIZ ANTONIO DE ALMEIDA. Rio de Janeiro;
ERNESTO NAZARETH
Este festejado musicista tem marcado a sua despedida ao publico paulista para a noite de 24 do corrente, no salão do Conservatório. Depois de uma longa estadia entre nós, onde tantas vezes se fez applaudir, parte Ernesto Nazareth cheio de saudades. Certamente os seus amigos e admiradores preparar-lhe-ão affectuosa despedida.
DIÁRIO POPULAR. São Paulo, 11 de fevereiro de 1927.
ERNESTO NAZARETH
A 24 deste mez, no salão do Conservatorio Dramatico e Musical, realisa o seu concerto de piano o distincto compositor patricio sr. Ernesto Nazareth.
Se de outras vezes, em que aqui se fez ouvir, logrou o maestro Nazareth francos applausos, agora tratando-se de um concerto dedicado pelo pianista á culta sociedade paulista, da qual guardou as mais agradaveis recordações, teremos provavelmente uma festa de musica das mais concorridas.
ESTADO DE S.PAULO (O). São Paulo, 18 de fevereiro de 1927;
CONCERTO DE
ERNESTO NAZARETH
O conhecido compositor brasileiro Ernesto Nazareth realizará na noite de 24 do corrente, no salão do Conservatorio, um concerto de piano em que executará varias composições de sua autoria.
Esse recital do criador do tango brasileiro é em homenagem á nossa culta sociedade, de quem tem recebido altas provas de apreço.
DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 19 de fevereiro de 1927;
ERNESTO NAZARETH
Este festejado compositor, prestes a partir para o Rio, dará no dia 24 seu recital de despedida ao publico paulista, que sempre lhe admirou o genio creador da musica nacional popular, sob o rythmo do tango.
Ernesto Nazareth terá essa noite, no Salão do Conservatorio, opportunidade de ver renovarem-se os applausos que sempre soube despertar, nestes ultimos trinta annos. Esse é o nosso augurio.
DIÁRIO POPULAR. São Paulo, (?) de fevereiro de 1927;
ERNESTO NAZARETH
Entre os nossos compositores occupa logar de destaque a figura insinuante do distincto patricio sr. Ernesto Nazareth, autor de um sem numero de peças, que têm conquistado a sympathia de quantos sabem apreciar o genero musical a que se entregou, com toda a sua alma e força de inspiração, o applaudido pianista.
Attendendo a insistentes pedidos de muitas familias de nossa mais alta sociedade, que o têm apreciado, marcou para a noite de 24 proximo um concerto no Conservatorio Dramatico e Musical, no qual dará a conhecer muitas composições suas, algumas ineditas.
Não identificado, s/d;